14/07/2011 13h49

A Comissão do Atendimento na Saúde Mental, que investiga denúncia de alto índice de mortalidade nos hospitais psiquiátricos de Sorocaba da Câmara Municipal, ouviu na tarde desta quarta-feira, 13, o médico legista e psiquiatra José César de Laurentiz.

Durante a sétima oitiva realizada pela Comissão, o psiquiatra Laurentiz expôs os resultados de uma pesquisa estatística que realizou sobre a situação da saúde em geral na cidade, sob o pedido da Vigilância Epidemiológica municipal. Segundo o médico legista, em um período de dez anos, de 2000 a 2010, Sorocaba teve 643 óbitos em seus hospitais psiquiátricos, sendo 58 mortes por ano, em média, enquando nos demais hospitais, a média registrada por ano é de 4.093 óbitos.

Segundo José César, os resultados da pesquisa afirmam que a saúde do município vem obtendo melhoras e investimentos desde 1997, ano em que iniciou a análise. Já com relação à pesquisa feita pelo Fórum de Luta Antimanicomial – Flamas, o legista afirma que não teve "metodologia nenhuma". Segundo ele, a forma de cálculo de mortes realizada foi equivocada. A pesquisa foi o que norteou a criação da Comissão Especial.

Para o vereador Izídio de Brito (PT), que preside a Comissão, os dados passados pelo psiquiatra Laurentiz serão analisados, porém, não acredita que o trabalho desenvolvido até então tenha sido irrelevante. “Durante as visitas e as oitivas, constatamos que há muito que se fazer para obtermos um atendimento ideal na saúde mental do município”, ressalta.

De acordo com o presidente, as oitivas continuarão nesta sexta-feira, dia 15, a partir das 9h, quando deverão ser ouvidos o diretor clínico do Hospital Teixeira Lima, Dirceu de Albuquerque Doretto; o diretor clínico do Hospital Jardim das Acácias, Jair Salim; e o diretor administrativo do Hospital Mental, David Neief Haddad. Os depoimentos serão  transmitidos, ao vivo, pela TV Legislativa e pela internet para possibilitar o acompanhamento pela população.

A Comissão Especial, que também é composta pelo relator Luis Santos (PMN) e os vereadores José Crespo (DEM), Rozendo de Oliveira (PV) e Neusa Maldonado (PSDB), deverá entregar o relatório na segunda quinzena de agosto. “Mas antes, durante as reuniões, se sentirmos a necessidade de ouvir outras pessoas, poderemos agendar novas oitivas”, explica o presidente Izídio de Brito.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Izídio de Brito – PT)