29/07/2011 12h13

Diante da grande incidência de acidentes provocados pelo uso de cerol, e da dificuldade da prefeitura em fiscalizar o material utilizado pelas crianças que soltam pipas nos mais diversos bairros da cidade, o vereador Ditão Oleriano (PMN), decidiu retomar uma discussão proposta por ele desde 2007.

O parlamentar irá convocar a população para audiências públicas onde será debatida a proibição da prática de soltura de pipas, quadrados e papagaios em Sorocaba.”O meu projeto voltará a pauta do Legislativo, mas desta vez quero que a sociedade participe da decisão ”, avisa Ditão.

Outro argumento defendido pelo vereador é o fato de apesar do registro este ano de  20 acidentes, resultando em  duas mortes provocadas pelo uso da linha com a mistura de cola e vidro,  e das freqüentes campanhas  de conscientização , a brincadeira com pipa no município continuar intimamente ligada ao uso do cerol.

Prova disso foi o balanço apresentado pelo setor de fiscalização da prefeitura, que juntamente com a GM e com o Conselho Tutelar visitou bairros da cidade durante o último mês. Segundo dados oficiais 160 pipas e 153 latas cerol foram apreendidas na operação. “Agora eu pergunto se os pais das 85 crianças pegas com o material, conseguirão arcar com a multa de cerca de mil e duzentos reais aplicada pela administração municipal?”, questiona Ditão Oleriano.

De acordo com projeto defendido pelo parlamentar a proibição da soltura de pipas seria a maneira mais eficaz de combater o cerol hoje em Sorocaba. “Trata-se de uma medida drástica, mas é por um bom propósito, salvar vidas de pessoas e de animais”, diz o vereador referindo-se às ocorrências de mutilações registradas em aves. Ditão acrescenta ainda: “O projeto estabelece que a prefeitura deverá criar eventos e locais apropriados para a brincadeira, e ainda, que menores estejam acompanhados pelos pais ou responsáveis”.