23/11/2011 15h47

Por iniciativa do vereador José Crespo (DEM), uma expedição irá avaliar as condições do Rio Sorocaba entre Votorantim e Porto Feliz

A Câmara Municipal de Sorocaba, em parceria com o 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, realiza, nesta sexta-feira (25), a partir das 7 horas, uma expedição pela extensão do Rio Sorocaba entre Votorantim e Porto Feliz, com o objetivo de avaliar suas condições batimétricas (medição da profundidade de suas águas e determinação da topografia de seu leito). A iniciativa é do vereador José Crespo (DEM) e conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Cetesb e Polícia Ambiental. Os vereadores Rozendo de Oliveira (PV) e João Donizeti (PSDB) integram a comissão proposta por Crespo que irá percorrer o rio.

Na manhã de quarta-feira (23), os vereadores se reuniram no Corpo de Bombeiros com a equipe que irá participar da “Descida do Rio Sorocaba”. Estiveram presentes os vereadores José Crespo e Rozendo de Oliveira, além de representantes do vereador João Donizeti, da Polícia Ambiental (cabo Altair Jorge da Silva) e da Secretaria do Meio Ambiente (pesquisador Welber Senteio Smith). Eles se reuniram com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Antônio Soares, e o subcomandante, major Antônio Valdir Gonçalves Filho.

O vereador José Crespo agradeceu o apoio que recebeu da corporação, ressaltando que o Corpo de Bombeiros se colocou prontamente à disposição do Legislativo, encarregando-se de todo o trabalho logístico para que a expedição de inspeção do rio seja bem-sucedida. Cerca de 30 pessoas ao todo, incluindo a equipe de apoio em terra, devem participar da descida do rio, daí a reunião com a equipe do Corpo de Bombeiros para que fossem passadas as instruções técnicas para todos os participantes.

A pedido do vereador José Crespo, o vereador Rozendo de Oliveira (tenente-coronel da reserva da Polícia Militar), agradeceu o coronel Luiz Antônio Soares o apoio recebido e ressaltou que a colaboração do Corpo de Bombeiros “está sendo fundamental para a realização da expedição”. Rozendo de Oliveira salientou, ainda, a importância do envolvimento de várias instituições para a realização do estudo do leito do rio.

Importância ambiental – Enfatizando que o Corpo de Bombeiros “só existe em razão da comunidade, para a qual trabalha”, o comandante Luiz Antônio Soares ressaltou a grande importância ambiental da iniciativa do vereador José Crespo, cujo objetivo é contribuir para a preservação de toda a região banhada pelo Rio Sorocaba. Durante a incursão pelo rio, os vereadores irão preencher planilhas com dados técnicos e serão auxiliados por equipamentos disponibilizados pela Secretaria do Meio Ambiente.

A expedição será composta por três balsas a remo e um caminhão de suporte terrestre. A saída está marcada para as 7 horas no trevo entre Sorocaba e Votorantim, com chegada prevista para as 12 horas na Ponte Caguaçu. A imprensa local poderá acompanhar toda a incursão pelo rio, mas, por medida de segurança, de acordo com o major Antônio Valdir, deverá fazê-lo por terra.

O vereador José Crespo, autor da iniciativa, estima que, em três meses, estará pronto o relatório sobre o trabalho a ser realizado durante a expedição, com registro da fauna, flora e qualidade da água do Rio Sorocaba. Segundo Crespo, o levantamento das condições do rio, que se estende da divisa com Votorantim até Porto Feliz, irá servir de subsídio para a administração municipal no trabalho de revitalização do Rio Sorocaba e controle de enchentes.