23/11/2011 17h06

Moradores representantes de 21 bairros de Sorocaba discutiram com membros da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Defesa Civil, Urbes, Saae os problemas que enfrentam decorrentes das ruas sem asfalto e enchentes. O debate aconteceu na quinta audiência pública sobre o tema promovida pelo vereador Izídio de Brito (PT), realizada na noite desta terça-feira, 22, no plenário da Câmara Municipal.

Na oportunidade, os representantes das mais de 150 pessoas presentes iniciaram a discussão apresentando as demandas dos bairros e os problemas acarretados tanto das vias de terra, quanto nos períodos de chuva, que acabam alagando ruas e moradias. Entre as principais preocupações manifestadas pelos presentes estão a saúde dos moradores; dificuldades na locomoção e trânsito, principalmente nos casos de emergência sem opções de acesso; perda de bens e danos materiais, além do comprometimento na valorização dos imóveis.

“O que ficou evidente na maioria das manifestações, é que o asfalto de todas as ruas citadas e o fim do problema das enxurradas e enchentes nos bairros abordados já foram prometidas pelo Poder Executivo há anos, mas não passou disso e nada vem sendo feito a respeito”, esclarece Izídio.

Após as explanações e reivindicações, os membros das autarquias responsáveis pelos projetos e obras presentes na discussão responderam aos questionamentos feitos pelos munícipes. Entretanto, prazos para início e execuções de muitas das obras requeridas ainda não existem, nem contam com projetos. “Por isso, vamos preparar um relatório de todas as demandas discutidas na audiência e, junto de representantes dos bairros, iremos protocolar nas autarquias responsáveis e também com o prefeito Vitor Lippi (PSDB), para garantirmos a atenção necessária, respostas e prazos a todos que sofrem com esses graves problemas de infraestrutura”, afirmou o parlamentar petista ao final da audiência pública.

Participaram da discussão, moradores dos bairros Iporanga II, Parque São Bento II, Jardim Ouro Branco, Jacutinga, Vila Carol, Jardim Piratininga, Jardim Hungarês, Vila Rica, bairro Chácara Ana Maria, Jardim Zacharias, Jardim Santo André II, Éden, Inambirú, Tulipas, Mineirão, Vila Sabiá, Jardim Matilde, Jardim Maria do Carmo, João Romão e Jardim Marco Antônio. O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) esteve representado pelo seu assessor Lucio Costa e o vereador João Donizete (PSDB), pelo assistente parlamentar Amarildo Ferreira.

Representando a Secretaria Municipal de Sorocaba, participou o assistente técnico Geraldo Cardoso Neto. Os assessores Adhemar Spinelli Junior e Adilson Adriano Borges estiveram representando o Saae e a Urbes, respectivamente. Pela defesa civil, esteve presente na discussão, o subcomandante da Guarda Municipal, Benedito da Silva Zanin. O presidente da Associação dos Metalúrgicos Aposentados de Sorocaba (AMASO), Benedito Vanderlei Trindade, o Teleco, também participou da audiência pública.