28/11/2011 18h01

O vereador João Donizeti (PSDB) participa do lançamento oficial da campanha, promovida pela Associação Paulista de Supermercados

O uso de sacolas plásticas em supermercados pode estar com os dias contados em Sorocaba. É o que espera o vereador João Donizeti (PSDB), autor da Lei 9.265, que proíbe o uso de sacolas plásticas e obriga os hipermercados a oferecerem aos clientes sacolas retornáveis ou embalagens ambientalmente corretas.

Representando a Câmara Municipal, o parlamentar participa nesta terça-feira, 29, às 9 horas, no Salão de Vidro do Paço Municipal, do lançamento da Campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, que visa reduzir o uso de sacolas plásticas na cidade. João Donizeti vem trabalhando junto à Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a Secretaria do Meio Ambiente na implantação da campanha, com o objetivo de conscientizar os consumidores em relação aos impactos que as sacolas plásticas acarretam ao meio ambiente.

“A ideia é motivar os consumidores a utilizarem sacolas retornáveis e biodegradáveis, ou ainda optarem por caixas de papelão”, explica João Donizeti. O vereador observa que, nos municípios em que a campanha foi desenvolvida, como Jundiaí, houve muita aceitação popular e uma sensível redução no uso de sacolas plásticas. Em Sorocaba, a partir de 25 de janeiro próximo, os supermercados e hipermercados que apoiam o projeto não mais fornecerão sacolas plásticas.

Além do apoio do Legislativo sorocabano, a iniciativa conta com o apoio do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.