29/11/2011 18h30

As lutas, conquistas e propostas para o avanço no combate ao racismo foram alguns dos temas discutidos na audiência pública que aconteceu na noite de ontem, 28, no plenário da Câmara Municipal.

De iniciativa do vereador petista Izídio de Brito Correia, o debate contou com a participação lideranças religiosas, de movimentos e associações relacionadas ao tema, central sindical e políticos de Sorocaba e região, que discutiram a luta da consciência negra na educação, mercado de trabalho, religião, cidadania, entre outras áreas da sociedade.

Entre os principais assuntos discutidos estão avanços, como a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Estatuto da Igualdade Racial, de 2010, que foram ressaltados, a promulgação da lei 10.639/2003, além da participação de Sorocaba e região, através de conferências e reuniões, nas lutas e criação de propostas.

A secretária de combate ao racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SP), Rosana Aparecida da Silva, ressaltou a importância dos avanços e liberdade conquistada para a discussão do tema, porém, para ela, é preciso mais avanços. “Precisamos de fiscalização das leis e de mais políticas pontuadas e concretas que combatam a discriminação racial no cotidiano das crianças, dos jovens e idosos”, enfatiza.

Ao todo, foram feitas 21 propostas que envolvem diversos segmentos. Entre elas, estão, na área da educação, a realização de parcerias com as universidades para pesquisas e projetos educacionais e a formação pública de todo o grupo escolar continuada com relação ao combate ao racismo. A busca das propostas nas conferências já realizadas, apresentação de projetos de lei e ampliação da fiscalização nas leis vigentes, entre outras, também estão entre as propostas discutidas.

Um relatório da audiência pública com todos os pontos e propostas discutidas será elaborado. Esse documento será entregue aos órgãos responsáveis para conhecimento e agendamento de reuniões.

Participaram da mesa principal da audiência pública o vereador presidente da Câmara Municipal de Porto Feliz, Roberto Brandão; a oficial de gabinete da secretaria municipal de Cidadania de Sorocaba, Angela Panunzio; a secretária de combate ao racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SP), Rosana da Silva; o presidente da Associação Regional Sudoeste dos Afrodescedentes e simpatizantes do estado de São Paulo, Carlos dos Santos Penha; e o sacerdote Dagoberto Rodrigues Gonçalves. Os deputados Vicentinho, federal, e Hamilton Pereira, estadual, ambos do PT, e o vereador Irineu Toledo enviaram assessores parlamentares para representá-los na discussão.

(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito/PT)