30/11/2011 17h40

O vereador Marinho Marte (PPS) propôs investigação para saber se procede a denúncia de que estão sendo realizadas festas, com bebidas alcoólicas, dentro do Conjunto Hospitalar

A Câmara Municipal de Sorocaba deve criar comissão especial, constituída de três membros, para apurar denúncia de um munícipe, encaminhada à Casa, de que estariam sendo realizadas festas, com bebidas alcoólicas, dentro do Complexo Hospitalar de Sorocaba, do qual faz parte o Conjunto Hospitalar. A proposta de se criar a referida comissão, já protocolada, é do vereador Marinho Marte (PPS), presidente da Casa, que considerou “extremamente grave” a denúncia, encaminhada por escrito pelo munícipe.

O munícipe relata que, na noite de 26 de outubro último, uma quarta-feira, quando acompanhava a internação de um paciente no Hospital Leonor Mendes de Barros (que integra o Conjunto Hospitalar), ouviu barulho de festa, com músicas do repertório sertanejo universitário sendo executadas em alto volume. Segundo a denúncia, a festa estava sendo realizada numa espécie de “clube”, com piscina, localizado bem no meio do Complexo Hospitalar, entre a Faculdade de Medicina, o Hospital Regional e o Hospital Leonor Mendes de Barros.

“A denúncia do munícipe é rica em detalhes, inclusive fotos, que precisam ser apurados, para ver se a denúncia procede, por isso a minha iniciativa de propor uma comissão especial para apurar o caso”, explica Marinho Marte. Um dos motivos da preocupação do vereador é que, segundo o denunciante alega ter ouvido de funcionários, as festas às vezes ocorrem durante toda a semana e varam a madrugada, com som alto, bebida alcoólica e até cenas de nudismo, perturbando o sossego dos pacientes.

Marinho Marte salienta que seu objetivo ao propor a criação da comissão não é fazer pré-julgamento, mas apurar com isenção a denúncia. “Esse conjunto de hospitais é um patrimônio público precioso e o Legislativo sorocabano não pode fugir de sua responsabilidade de também zelar por ele”, enfatiza o presidente da Casa. O parlamentar observa, ainda, que o Complexo Hospitalar de Sorocaba (composto pelo Conjunto Hospitalar, juntamente com o Hospital Santa Lucinda) é referência do sistema público de saúde não apenas de Sorocaba, mas de toda a região, atendendo 48 municípios.