01/12/2011 17h29

A iniciativa é do vereador José Crespo (DEM), com o objetivo de destacar o trabalho de educação de trânsito feito pelos homenageados

Na próxima semana, quatro policiais militares receberão uma homenagem da Câmara Municipal pela atitude exemplar de um deles, tomada na presença de colegas de apoio e com base nos ensinamentos recebidos do superior na escola de formação de soldados do CPI-7. A homenagem, aprovada nesta terça-feira, foi proposta pelo vereador José Crespo, após receber relato de um cidadão que passava pela rua Quinze de Novembro às 11h15 do último sábado (26). Naquele horário e local estavam os policiais militares Rodrigo Ferreira Crispim, Rogério Ivanildo da Silva e Thiago Ferreira Rodrigues.

O fluxo de trânsito foi interrompido em virtude do semáforo da rua Brigadeiro Tobias e diante dos policiais parou um automóvel modelo Celta preto, cuja condutora, uma senhora loira, falava ao telefone celular e não fazia uso do cinto de segurança.

O PM Ivanildo, de maneira extremamente educada, aproximou-se da condutora e alertou-a do perigo que suas atitudes naquele momento representavam a pedestres e outros veículos, assim que o semáforo permitisse o deslocamento da fila. Desenxabida, a condutora de imediato largou o telefone e colocou o cinto. O cidadão que presenciou a cena notou o olhar de desculpa e agradecimento que ela dirigiu ao policial militar.

— Foi realmente uma atitude exemplar daquele policial e dos colegas que lhe davam apoio, que certamente agem da mesma maneira, colocando em prática o que aprenderam dentro do POP - Procedimento Operacional Padrão – na escola de formação de soldados, fazendo da orientação educada um instrumento bem mais eficiente que o talão de multas no trato com os motoristas, considerou o autor do relato ao vereador José Crespo.

O vereador achou justa e encampou a proposta de homenagem aos PMS, considerando “ser unânime o entendimento de que os agentes de trânsito devem mesmo primeiro orientar os motoristas surpreendidos em ato irregular ao volante para, em último e se for o caso, só então aplicar-lhe a devida punição, colaborando dessa forma para o engrandecimento da cidadania e formação moral dos condutores, atitude da qual a médio prazo acaba resultando num trânsito mais seguro para todos”.

Para o vereador Crespo, “certamente a atitude constatada do PM Ivanildo faz parte do aprendizado padrão que ele e seus colegas recebem no CPI-7 antes de irem para o serviço de rua, mas demonstra claramente o bom senso e a ponderação ressaltados nas aulas ao corpo discente da escola preparatória daquela unidade PM, esclarecendo e evitando que eles ajam indiscriminada e injustamente contra o motorista, multando, por exemplo, um condutor que esteja apenas coçando a orelha como se falando ao celular estivesse”, coisa que não é tão difícil assim de acontecer hoje em dia em Sorocaba.

A homenagem proposta pelo vereador José Crespo àqueles policiais, que também alcança o 1º sargento Alexandre Leonardo Rodrigues, um dos seus instrutores do POP – Procedimento Operacional Padrão, será comunicada à coronel Fátima Ramos Dutra, comandante do CPI-7, e ao coronel Álvaro Batista Camilo, comandante da Policia Militar do Estado de São Paulo.

(Assessoria de Imprensa do Vereador José Crespo/DEM)