05/12/2011 17h37

Realizada na tarde desta segunda-feira, 5, no Plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, uma Audiência Pública, discutiu a incorporação do Distrito de George Oetterer, que atualmente pertence a Iperó, ao município de Sorocaba.

Presidida pelo vereador José Crespo (DEM), que solicitou a audiência, a reunião contou com a presença de moradores bem como de líderes comunitários do distrito, Caio Mário Samuel da Silva,  presidente da Associação de Moradores Campos Vileta, que responde por George Oetterer.

Durante a abertura José Crespo distribuiu uma cartilha com informações sobre a situação do distrito e os motivos que levaram a comunidade a requerer o desmembramento municipal. Utilizando um mapa, o parlamentar situou George Oetterer localizado na divisa de Iperó com Sorocaba.

Crespo também afirmou que no dia 9 deste mês, ele foi até a Assembléia Legislativa do Estado, na capital, protocolar uma solicitação de apoio à presidência da Casa à solicitação de desmembramento do distrito. Na ocasião também foi entregue um abaixo assinado contendo 1200 assinaturas.

Segundo o vereador, é prerrogativa do Legislativo Estadual promover requisitos legais, como remeter o processo à Comissão de Assuntos Municipais, em seguida ao plenário para possível aprovação e posterior agendamento de um plebiscito, administrado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na cidade de Iperó.

“Temos um compromisso do presidente da Assembléia, o deputado Barros Munhoz, de apoio ao pedido, mas temos que estar conscientes de que existe uma legislação e que o processo demanda tempo, podendo se estender até o final do ano que vem, por tratar-se de ano eleitoral”, disse Crespo.

A advogada da comunidade, Emanuela de Oliveira Barros, descreveu as precárias condições enfrentadas pela comunidade de George Oetterer. Dificuldades com transporte, infra-estrutura, fornecimento d’água, iluminação pública, asfalto, segurança, atendimento de saúde e educação. “Eu já vi coisas muito tristes acontecerem ali, no estado mais rico do país”, afirmou.

As reclamações da advogada foram reafirmadas por vários moradores presentes, que fizeram o uso da palavra. O vereador José Crespo encerrou a audiência dizendo tratar-se de uma das mais produtivas reuniões realizadas este ano na Casa de leis. “Nós não viemos aqui resolver o problema, mas estamos dando um importante passo nesse percurso”, concluiu o parlamentar, agradecendo a presença de todos.