09/12/2011 22h23
 

    Proposta pelo vereador Luis Santos (PMN), a solenidade também foi palco de reflexões sobre a crise de valores do mundo contemporâneo

 

    Celebrado desde 1549 na Grã-Bretanha, quando foi instituído no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia começou a ser comemorado no Brasil a partir de 1850, com a chegada de missionários evangélicos oriundos da Europa e Estados Unidos. Em Sorocaba, a Câmara Municipal também homenageou a Bíblia, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira, 9, por iniciativa do vereador e pastor Luis Santos (PMN). A solenidade contou com a participação de autoridades, líderes religiosos e apresentação de cantores.

 

    Além de comemorar o Dia da Bíblia, a sessão solene também serviu como momento de reflexão sobre a crise de valores da sociedade contemporânea. O pastor Benedito Pires de Oliveira, assessor de Desenvolvimento Institucional da Sociedade Bíblia do Brasil, lamentou que os valores cristãos, expressos na Bíblia, estejam sendo banidos da esfera pública. E citou o exemplo dos Estados Unidos, em que esse fenômeno também está ocorrendo, a despeito de a nação norte-americana ter sido fundada com base nos preceitos bíblicos.

 

    O pastor citou frases dos presidentes Lincoln e Washington enaltecendo a Bíblia como fundamento de suas vidas e da sociedade norte-americana e lamentou que, hoje, haja um movimento nos Estados Unidos e na Europa no sentido inverso. Segundo ele, Europa e Estados Unidos enfrentam uma profunda crise, inclusive econômica, devido a essa crescente perda de valores e defendeu que o Brasil evite trilhar esse caminho.

 

    Citando entrevista de uma evangélica norte-americana, transformada em artigo e lida durante a sessão solene, o pastor Benedito de Oliveira observou que a sociedade vive uma crise de valores que leva crianças e jovens a perderem os referenciais. E citou como exemplos o fim da disciplina nas escolas, a falta de autoridade dos pais e a pornografia e violência que inundam os meios de comunicação. “Por que os nossos filhos já não têm consciência e não sabem distinguir entre o certo e o errado? Olhando tudo isso, percebe-se que nós colhemos aquilo que semeamos”, finalizou.

 

    A sessão solene contou com a presença do secretário municipal de Relações do Trabalho, Luis Alberto Firmino (presidente do Conselho de Pastores de Sorocaba), representando o prefeito Vitor Lippi. E também com a presença de vários líderes religiosos, entre eles, o reverendo Ismael Andrade Leandro, decano da Igreja Presbiteriana do Brasil e o pastor Catarino Costa. Durante a sessão solene, o representante da Sociedade Bíblica do Brasil doou uma Bíblia para a Câmara Municipal.