12/12/2011 19h58

Por iniciativa do presidente da Casa, vereador Marinho Marte (PPS), o jornalista e empresário da comunicação irá nomear a Sala de Coordenação da TV Legislativa

A Câmara Municipal de Sorocaba irá homenagear o jornalista Salomão Pavlovsky. A Sala de Coordenação da TV Legislativa da Casa irá se chamar "Sala Salomão Pavlovsky". A iniciativa é do presidente da Casa, vereador Marinho Marte (PPS), e a solenidade de descerramento da placa em memória do jornalista será realizada nesta terça, 13, às 14 horas.

Jornalista e radialista, além de advogado e empresário da comunicação, Salomão Pavlovsky nasceu em Inhaúma, no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1924, filho do ucraniano Moysés Pavlovsky e da romena Cecília Rosemblat. Mudou-se com a família para Sorocaba ainda criança, quando trabalhou de engraxate e entregador de jornais.

Começou a trabalhar com publicidade, por meio de um serviço de alto-falantes no centro da cidade e, a partir daí, tornou-se radialista e diretor comercial do jornal Cruzeiro do Sul e da Rádio Cruzeiro FM. Posteriormente, montou a Rádio Vanguarda AM e se consagrou em coberturas radiofônicas internacionais.

Também fundou a Rádio Vanguarda FM e, em 1990, instalou a emissora de televisão do grupo, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Salomão Pavlovsky – que morreu em 19 setembro de 1997, aos 73 anos – também foi homenageado, em 1968, com o Título de Cidadão Sorocabano.