13/12/2011 17h18

A iniciativa é do presidente da Câmara Municipal, vereador Marinho Marte (PPS), e a solenidade contou com a presença dos familiares do homenageado

Na tarde desta terça-feira, 13, a Câmara Municipal de Sorocaba realizou uma cerimônia de descerramento da placa que deu o nome de “Salomão Pavlovsky” à Sala de Coordenação da TV Legislativa da Casa. O autor da iniciativa, o presidente do Legislativo, vereador Marinho Marte (PPS), conduziu a solenidade, que contou com as presenças das filhas e da viúva do homenageado.

As empresárias Tânia Pavlovsky, diretora da TV Sorocaba (SBT), e Cecília Pavlovisky, diretora da Rádio Vanguarda, assim como a mãe das empresárias e viúva do homenageado, Mary Pavlovsky (que é superintendente do Sistema Vanguarda de Comunicação), participaram do descerramento de uma placa e de um quadro com a fotografia do patriarca da família.

Na ocasião, Marinho Marte ressaltou a importância do homenageado na história da comunicação da cidade. “Nosso saudoso Salomão sempre enxergou além do seu tempo e dos fatos e esse espaço representa para nós a sua trajetória em defesa da comunicação”, afirmou o parlamentar. Emocionada, a filha Tânia agradeceu a lembrança. “Só temos que agradecer à Câmara por essa consideração”, comentou. Os vereadores Francisco França (PT), Claudemir Justi (PSDB), Neusa Maldonado (PSDB) e Luis Santos (PMN), prestigiaram a cerimônia.

História – Jornalista e radialista, além de advogado e empresário da comunicação, Salomão Pavlovsky nasceu em Inhaúma, no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1924, filho do ucraniano Moysés Pavlovsky e da romena Cecília Rosemblat. Mudou-se com a família para Sorocaba ainda criança, quando trabalhou de engraxate e entregador de jornais.

Começou a trabalhar com publicidade, por meio de um serviço de alto-falantes no centro da cidade e, a partir daí, tornou-se radialista e diretor comercial do jornal Cruzeiro do Sul e da Rádio Cruzeiro FM. Posteriormente, montou a Rádio Vanguarda AM e se consagrou em coberturas radiofônicas internacionais.

Também fundou a Rádio Vanguarda FM e, em 1990, instalou a emissora de televisão do grupo, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Salomão Pavlovsky – que morreu em 19 setembro de 1997, aos 73 anos – também foi homenageado, em 1968, com o Título de Cidadão Sorocabano.