18/01/2012 16h22

Pedido do vereador Francisco Moko Yabiku disponibiliza arma não-letal para a guarda sorocabana

Considerando que várias forças policiais do Brasil e de outros países utilizam o espargidor de gás pimenta como arma não-letal que o vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) requereu o equipamento para a Guarda Civil Municipal de Sorocaba.

No momento, os guardas esperam apenas o treinamento específico para fazerem o uso do dispositivo ainda no primeiro trimestre de 2012.

De acordo com Yabiku, o gás pimenta pode ser utilizado para controle de tumulto e imobilização de pessoas sem a utilização de luta corporal. “O uso deste novo acessório pode evitar, em várias situações, o disparo de arma de fogo, diminuindo em muito a possibilidade de morte”, afirma.

Vale lembrar que a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda o uso das armas não-letais por parte dos profissionais de defesa e forças de paz como solução para limitar a aplicação de meios capazes de causar mortes ou ferimentos permanentes às pessoas.

(Assessoria de Imprensa – Francisco Moko Yabiku - PSDB)