24/01/2012 11h46

De autoria do vereador Geraldo Reis (PV), projeto de lei protocolado na Câmara Municipal institui o “Dia Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Ambiental, Cultural e Turístico”, a ser comemorado em 17 de agosto de cada ano.

Segundo o vereador, a data sugerida é uma homenagem ao historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade e marca a data de seu nascimento em Belo Horizonte – MG, além da comemoração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico. O historiador trabalhou por muito tempo no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), criado por meio da Lei Federal nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas.

“Por meio da oficialização da data, objetivamos fomentar entre a população, através da gestão pública, a preservação de nossa história”, explica o vereador.

Geraldo Reis ressalta ainda que em Sorocaba, encontram-se diversos locais com características históricas, culturais, turísticas e ambientais como: Casarão de Brigadeiro Tobias, Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição no bairro Inhayba, Estação da Estrada de Ferro no Bairro de Brigadeiro Tobias, Casarão do Museu Histórico Sorocabano, Mosteiro São Bento, Estação da Estrada de Ferro Sorocabana – FEPASA, o Museu da FEPASA, Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, Parque da Biquinha, Usina Cultural, Catedral Sorocabana, Paço e o Bairro de Aparecidinha.

“Não basta o tombamento de imóveis e sua conservação, devemos disponibilizar meios de expor à população os motivos do tombamento, sua importância, características e ocorrências do passado, criando entre os munícipes identidade com os nossos patrimônios”, justifica Geraldo Reis.

(Assessoria de Imprensa – vereador Geraldo Reis – PV)