24/01/2012 11h58

José Crespo (DEM) considera que o programa “perpetra atrocidades contra a moral e os bons costumes da família brasileira”.

Por considerar que o reality show Big Brother Brasil (BBB) é, entre outras coisas, “uma das maiores atrocidades já perpetradas contra a moral e os bons costumes da família brasileira”, o vereador José Crespo (DEM) protocolou nesta terça-feira, 24, na Câmara Municipal, uma moção de repúdio contra a Rede Globo de Televisão, emissora que vem produzindo o programa desde 2008 e pretende continuar com ele até 2020.

“Desde sua primeira edição deu para perceber que o BBB já poderia ser tranquilamente denominado de 'Baixaria e Burrice à Brasileira', 'Barbárie, Baixaria e Boçalidade', 'Baixaria e Besteirol Brasileiro' e por aí afora, nunca se encontrando palavras saudáveis que se encaixassem na sigla repugnante”, afirma Crespo na moção.

Para o parlamentar, “o BBB sempre representou o que há de mais baixo nível na televisão, com seu conteúdo constituindo-se numa das maiores atrocidades contra a moral e os bons costumes da família brasileira”. Para Crespo, o objetivo do programa “é claramente o de difundir e incutir em nossa juventude valores apodrecidos disfarçados de entretenimento mas que não passam de verdadeiro lixo moral que enlameia as pessoas decentes”.

“Sexualidade pervertida” – Para José Crespo, o BBB “promove escancaradamente a promiscuidade e a exploração da sexualidade de maneira pervertida, banalizando a mulher como simples objeto sexual e incentivando uma gama enorme de práticas indecentes”. Como exemplo, o vereador cita as “cenas degradantes mostrando um participante do programa aproveitando-se claramente de uma colega desmaiada sob os efeitos do álcool fornecido pela TV Globo e consumido à vontade no programa”.

Para o vereador, “com o simples fato de a Rede Globo ter excluído do BBB o acusado de estupro dentro do programa, ela assume que algo grave ocorreu, caracterizando a total responsabilidade criminal dos responsáveis pela vigilância diuturna dos pobres – de espírito, inclusive – participantes da baixaria e também de quem poderia ter interrompido as cenas impróprias e vetado sua divulgação”.

Interesse financeiro – “O BBB conseguiu o que parecia impossível aos olhos das pessoas de bem: seu nível chegou ao porão do fundo do poço de um edifício social contaminado de cima a baixo pelas práticas imorais”, afirma Crespo na moção. “E por trás dessa degradação total está o puro e simples interesse financeiro da Rede Globo, sem se importar com os estragos que essa sujeira chamada BBB provoca nas famílias de bem”, acrescenta.

Para José Crespo, a intenção da Rede Globo de continuar por mais oito anos com um programa que “não respeita a dignidade de qualquer ser humano” é uma “demonstração de escárnio” contra toda a sociedade brasileira. “Esse programa incute na juventude valores apodrecidos, disfarçados de entretenimento, que não passam de verdadeiro lixo moral enlameando as pessoas decentes”, assevera o parlamentar.

Caso aprovada, a moção de repúdio será enviada à direção da Rede Globo de Televisão e uma cópia da mesma será encaminhada à presidente da República, Dilma Rousseff, aos ministros das Comunicações (Paulo Bernardo) e dos Direitos Humanos (Maria do Rosário Nunes) e aos presidentes do Senado Federal (José Sarney), da Câmara dos Deputados (Marco Maia) e do Supremo Tribunal Federal (Cezar Peluso).

(Com Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)