27/01/2012 16h37

As despesas com saúde no município totalizaram quase R$ 88,4 milhões nos meses de outubro, novembro e dezembro

A Comissão de Educação, Saúde e Juventude da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB) realizou audiência pública, nesta sexta-feira, 27, para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde referentes ao quarto trimestre de 2011.  Também participou da reunião o vereador Claudemir Justi (PSDB), que junto com Izídio de Brito (PT) completa a comissão.

Segundo os dados apresentados pelo secretário de Saúde, Ademir Watanabe, que esteve acompanhado de sua equipe, as despesas com saúde no município totalizaram quase R$ 88,4 milhões nos meses de outubro, novembro e dezembro. A Prefeitura recebeu R$ 28,7 milhões de recursos para a saúde, mas teve de desembolsar R$ 59,6 milhões de recursos próprios para o setor.

O secretário destacou que há uma grande preocupação nesse período de fortes chuvas com possíveis casos de leptospirose e que a equipe da Saúde está capacitada para atender os casos de pacientes que tiveram contato com enchentes se apresentarem os sintomas.

Sobre a dengue, lembrou que é uma preocupação constante do Poder Público, que os agentes da Zoonoses e Vigilância “não baixaram a guarda no combate e que Sorocaba tem alcançado bons resultados”. De outubro a dezembro foram quase 20 mil visitas com cerca de 23 mil criadouros removidos.

Com relação aos atendimentos, nos três PAs da rede, foram computados 88 mil. No Programa Saúde da Família, 38 mil atendimentos em cinco bairros.  Foram ainda 107 mil consultas em clínicas e 108 mil em enfermagem.

A vereadora Neusa questionou se em 2012 haverá vacinação contra o HPV. Em resposta, o secretario disse que ainda não há informação sobre programação no Ministério da Saúde e que espera um posicionamento; em caso negativo a prefeitura irá estudar a possibilidade, mas que é preciso administrar os recursos. Neusa destacou que cidades vizinhas como Itu e Jundiaí já fornecem a vacina. A vereadora é autora da Lei 9.574, de 20 de maio de 2011, que prevê vacina contra o vírus HPV – presente em casos de câncer de colo de útero – para todas as mulheres na faixa etária dos 9 aos 18 anos de idade.

E, como fundador da Associação dos Diabéticos de Sorocaba – ADS, Claudemir Justi reiterou pedidos já feitos ao secretário como nutricionistas e podólogos para atender os diabéticos na rede.