30/01/2012 09h45

O vereador Claudemir Justi (PSDB) quer que o prefeito Vitor Lippi analise a inclusão da especialidade podologia nas Unidades Básicas de Saúde para atender prioritariamente os diabéticos. O objetivo é evitar a evolução dos quadros.

“A prevenção é a melhor maneira de impedir consequências graves como as terríveis amputações, que proporcionam tanto sofrimento aos diabéticos e suas famílias, além de maior custo para o Estado e Previdência, pois afasta os cidadãos do mercado de trabalho”, justifica o parlamentar.

Justi esclarece que a Secretaria de Saúde, através do Ambulatório do Pé Diabético, vem prestando um excelente serviço no tratamento e orientação de portadores de diabetes com complicações nos pés. “Porém a demanda cresceu e muitas vezes o paciente chega ao ambulatório em condições extremas, dificultando o tratamento, muitas vezes provocado pela falta de orientação nas UBSs, que não contam com podólogos”.