02/02/2012 13h30

Com exceção de Justiça e Segurança, eleitas por votação nominal, e de Redação e Ética, que seguem o Regimento Interno, demais comissões foram definidas por acordo. Novos membros também elegeram os presidentes de cada comissão

A Câmara elegeu os novos membros das dez comissões permanentes da Casa na primeira sessão ordinária de 2012, nesta quinta-feira (2). Com a ordem do dia exclusiva para a constituição das comissões, também foram eleitos os presidentes de cada comissão, com exceção da Comissão de Ética.

Paulo Mendes (PSDB) é o novo presidente da Comissão de Justiça, composta ainda por Anselmo Neto (PP) e Cláudio do Sorocaba I (PR). Com o posicionamento contrário do vereador José Crespo, não houve acordo e a comissão foi eleita por voto nominal.

“Mantenho minha candidatura para a Comissão de Justiça. Não concordamos com as propostas de composição das 10 comissões, entretanto não vamos solicitar a votação nominal das demais comissões, apenas o processo simbólico”, disse José Crespo.

Também eleita por votação nominal, a Comissão de Segurança Pública, criada pela Resolução nº 374, de 12 de dezembro de 2011, tem como presidente o vereador Marinho Marte (PPS) e como membros o vereador Geraldo Reis (PV), autor da resolução, e Vitor do Super José (PRP).

Seguindo o Regimento Interno, a Comissão de Redação passa a ser presidida pelo primeiro secretário da Mesa, vereador Luis Santos (PMN), e composta pelos demais membros Neusa Maldonado (segunda secretária - PSDB) e Vitor do Super José (terceiro secretário - PRP).

Também de acordo com o regimento, a Comissão de Ética, que deve ter um membro de cada partido com representação na Câmara, passa a ser composta pelos líderes de bancada: Rozendo Oliveira, PV; Paulo Mendes, PSDB; Ditão Oleriano, PMN; Francisco França, PT; Anselmo Neto, PP; Antônio Carlos Silvano, PMDB; Emílio Ruby, PSC; Cláudio do Sorocaba I, PR; Helio Godoy, PSD; Irineu Toledo, PRB; José Crespo, DEM; Marinho Marte, PPS, e Vitor do Super José, PRP.

Votação simbólica - Com acordo firmado anteriormente, as demais comissões foram anunciadas pelo presidente da Casa. A Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude continua a ser presidida pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB), com Rozendo Oliveira (PV) e Luis Santos (PMN) como membros.

A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias também manteve seu presidente, o vereador Helio Godoy (PSD), e como membros Izídio de Brito (PT) e Ditão Oleriano (PMN).

Emílio Ruby (PSC) foi leito novamente presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, com Irineu Toledo (PRB) e Luis Santos (PMN) como membros. E Izídio de Brito (PT) continua sendo o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, composta ainda por João Donizeti (PSDB) e Helio Godoy (PSD).

A Comissão de Cultura, Desportos e Meio Ambiente passa a ser presidida pelo vereador João Donizeti (PSDB), com Irineu Toledo (PRB) e Francisco Moko Yabiku (PSDB) como membros.

E o vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) é o presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, composta ainda por Francisco França (PT) e Antonio Carlos Silvano (PMDB).

Fim do recesso - Abrindo a primeira sessão ordinária de 2012, o presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), saudou os vereadores pela eleição e principalmente o ex-presidente Marinho Marte (PPS) pela condução da Mesa nos últimos dois anos, destacando seu trabalho, inclusive no tocante à valorização profissional dos funcionários do Legislativo. Ao colega de partido e líder da bancada e do Governo, Paulo Mendes, Martinez parabenizou pela volta ao Legislativo, após ter assumido a Secretaria de Governo por um ano e meio.

O vereador Paulo Mendes, também agradeceu aos funcionários do Paço pelo companheirismo durante o tempo em que permaneceu no Executivo e aos da Câmara pela acolhida. O líder fez menção especial ao vereador Claudemir Justi (PSDB) que assumiu sua vaga nesse período destacando sua “fidelidade, dedicação e empenho”.

No início da sessão, os demais vereadores também utilizaram a palavra para saudar os colegas e a população e também para fazer suas primeiras manifestações e reivindicações. O vereador Izídio de Brito (PT), que se recupera de uma cirurgia, não participou da primeira sessão.

Comissões Permanentes da Câmara - 2012

Comissão