02/02/2012 16h35

De uma lista de 34 telefones de emergência ou utilidade pública com três dígitos (que recebem chamadas gratuitas), doze não estão programados para atender aos sorocabanos - alguns de grande interesse para o público. A informação é do vereador José Crespo (DEM) e tem como base esclarecimento que lhe foi endereçado pela gerência da divisão institucional da Telefônica.

Crespo havia realizado um levantamento daqueles números, constatando que exatamente a metade (17) não atendia aos chamados. O vereador anunciou que iria reclamar e pedir providências à Anatel para que a Telefônica regularizasse o atendimento dos telefones que estavam mudos.

Segundo a Telefônica, quem deve solicitar a ativação daqueles números é o órgão ou entidade a que cada um se destina, não cabendo às operadoras de telefonia qualquer responsabilidade pelo fato deste ou aquele telefone de emergência ou utilidade publica estar mudo ou desativado.

Em Sorocaba, a Telefônica informa que os códigos de três dígitos programados, ou seja, que devem atender ao público, são os seguintes: 100 (direitos humanos), 102 (auxílio à lista), 103 (prestadora de telefonia fixa), 105 (prestadora de serviço móvel de interesse público), 106 (prestadores de serviço de comunicação em massa), 116 (energia elétrica), 118 (transporte público), 141 (Centro de Valorização da Vida), 142 (centro telefônico para portadores de necessidades especiais), 148 (justiça eleitoral), 153 (Guarda Municipal), 156 (prestação de serviços municipais), 158 (Delegacia Regional do Trabalho), 180 (Delegacia da Mulher), 181 (Disque Denúncia), 190 (Polícia Militar), 191 (Polícia Rodoviária Federal), 192 (serviço público de ambulância), 193 (Corpo de Bombeiros), 194 (Polícia Federal), 197 (Polícia Civil) e 199 (Defesa Civil).

No levantamento que fez recentemente, o vereador Crespo não conseguiu contato com os telefones identificados pelos códigos 105, 106, 153, 158 e 191, todos eles programados e liberados para receber chamadas gratuitas de Sorocaba.Crespo também estranha e vai apurar porque alguns órgãos de Sorocaba prestadores de serviços de relevante interesse público ainda não disponibilizaram seus telefones de três dígitos para o recebimento de chamadas gratuitas.

É o caso do SAAE (115), da assistência à dependência química (132), da vigilância sanitária (150), do Procon (151), da oferta de empregos via Sine (157), do atendimento a denúncia por órgão da administração pública (161) e da polícia rodoviária estadual (198).

Assessoria de Imprensa - Vereador José Crespo (DEM)