07/02/2012 16h21

O vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, pede à prefeitura a implantação de cursos gratuitos para a formação de Cuidadores de Idosos, a serem ministrados na Universidade do Trabalhador (Unit).

O parlamentar argumenta que, de acordo com o IBGE, aproximadamente 12 % da população do país é composta por idosos, uma realidade  nova que requer mudanças de estrutura para atender aos cidadãos da terceira idade.

“A expectativa de vida da população aumentou no mundo inteiro. Sabemos que idosos, quando debilitados, precisam de cuidados específicos e que muitas vezes os próprios familiares se revezam nesse trabalho”, justifica.

Martinez explica ainda que existe uma Portaria dos Ministérios da Saúde e da Previdência Social instituindo o “Programa Nacional de Cuidadores de Idoso” , a ser viabilizado através de convênios com universidades e entidades não-governamentais.

“Também foi criado um protocolo de Normas de Padrões Mínimos de Serviços e Programas de Atenção à Pessoa Idosa no Brasil, baseado nisso, o Município pode viabilizar a formação de cuidadores de idosos na Universidade do Trabalhador”, sugere Martinez.

No requerimento, o vereador ressalta ainda a preocupação com o Centro de Convivência do Idoso, que está em fase construção pela prefeitura, e pede para que sejam tomadas providências em relação a qualificação dos profissionais que irão trabalhar no local.