13/02/2012 14h48

O vereador Francisco França (PT) irá elaborar requerimento solicitando a instauração da CPI

O vereador e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Sorocaba, Francisco França, nesta segunda feira (13), por decisão da Executiva do partido, ficou responsável por elaborar requerimento para instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a prática de desvio de função dos servidores da Urbes – Trânsito e Transportes, empresa que administra o transporte público de Sorocaba. França agora terá que reunir a assinatura de sete vereadores para aprovar a CPI.

Um segundo requerimento foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba pelo parlamentar, nesta manhã, solicitando à administração municipal cópia do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a Urbes – Trânsito e Transportes, por meio do qual a empresa pública se comprometeu a admitir trabalhadores somente mediante concurso público, e ainda uma relação contendo os nomes de todos os funcionários da Urbes, datas admissionais, funções de origem e remuneração, função atual e remuneração.

A iniciativa foi tomada após a empresa tornar-se alvo de ação civil pública na Justiça, no último dia 2, por intermédio do Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pelo procurador Gustavo Rizzo Ricardo. França observa que o procurador classificou a atitude da Urbes de injurídica e nefasta. Se for condenada, a empresa terá que arcar com uma multa de R$ 2 milhões por danos morais causados à coletividade.

O líder do PT na Câmara Municipal observa que, de acordo com o procurador, a promoção dos servidores sem concurso público, utilizando apenas o remanejamento interno é inconstitucional e lesiva aos direitos de toda a população, que é impedida de disputar cargos públicos de forma igualitária.

Segundo França, “em respeito à população e para fazer valer seu direito, sem privilegiar apenas um determinado grupo, o PT decidiu cobrar as responsabilidades por esse processo suspeito de ilegalidade ocorrido na Urbes, e que, talvez já afete outros setores da administração municipal”.

(Assessoria de Imprensa do vereador Francisco França/PT)