14/02/2012 13h36

O crescimento da população animal nas ruas de Sorocaba e a dificuldade de socorro para animais atropelados ou maltratados foram abordados na Tribuna Popular da Câmara no início da sessão ordinária desta terça-feira, 14. A convite do vereador Luis Santos (PMN), a munícipe Eliana Nazari destacou que atualmente a população não tem a quem recorrer nesses casos.

Eliana sugeriu ações para auxiliar na solução do problema como castração de animais de rua, reabilitação e doação de animais, campanhas educativas e prevenção. Sobre o tema, o vereador Marinho Marte (PPS), autor de projeto de lei em tramitação na Câmara que cria o Programa de Castração Móvel, destacou o anúncio feito recentemente pela prefeitura e divulgado na imprensa sobre o Ônibus do Animal, que deverá circular por alguns bairros do município.

O vereador parabenizou a ação prevista para iniciar no segundo semestre. “É preciso reconhecer quando a administração acerta. Quero agradecer a sensibilidade do Executivo na criação do Ônibus do Animal que vai atender esse antigo pleito dos vereadores e da população”, disse.

O projeto de Marinho prevê um veículo para percorrer todos os bairros da cidade, conforme agendamento e divulgação prévios para conhecimento da população interessada na castração de seus animais. O autor pediu ao presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB), que inclua a matéria na pauta da próxima sessão.

Já o vereador João Donizeti (PSDB) é autor de projeto de lei que cria o Conselho Municipal do Direito dos Animais, que tem como objetivo discutir as questões envolvendo os animais. “Temos que desenvolver uma política pública municipal e o conselho é a coluna mestra para isso”, afirmou o autor. O projeto, considerado inconstitucional pela Comissão de Justiça da Câmara, foi enviado ao Executivo para análise.