16/02/2012 17h35

O parlamentar petista constatou que o prédio está comprometido e coloca em risco a segurança de crianças de 4 a 10 anos

O vereador Francisco França, líder do PT na Câmara Municipal de Sorocaba, oficiou a Prefeitura Municipal, na tarde de ontem, em caráter de urgência, para tomada de providências sobre a situação precária do prédio da Escola Municipal João Francisco Rosa, localizada na Avenida Ipanema, na Vila Angélica.

Pais de alunos, durante todo o dia de ontem, estiveram em contato com o gabinete do vereador, pessoalmente e por telefone, solicitando interferência do parlamentar junto à Secretaria de Educação. Os pais temem que paredes desabem sobre os alunos. Rachaduras nas paredes assustam quem visita o prédio.

A assessoria do parlamentar esteve no local e constatou a gravidade do problema que coloca em risco os alunos. Além das trincas, outro fato chamou a atenção nas dependências da escola: o armazenamento inadequado dos alimentos, expostos ao acesso de baratas, ratos e formigas.

O vereador observa que a segurança também é precária, se for considerado, que no final do ano passado, a escola – que atende 520 alunos, de 4 a 10 anos – foi invadida duas vezes por delinqüentes que levaram os computadores e os materiais escolares utilizados pelos alunos durante o ano.

“A preocupação dos pais tornou-se ainda mais acentuada com as notícias recentes de que prédios desabaram por suspeita de falta de manutenção e pela inércia da secretaria de Educação no sentido de retirar as crianças do local”, acrescenta França, ressaltando que a transferência das crianças deveria ter sido providenciada antes do início do período escolar.

Após ter protocolado o ofício no gabinete do prefeito Vitor Lippi, relatando a situação grave registrada na escola municipal, França encaminhou cópia do documento ao Ministério Público da Infância e Juventude, 24ª. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Sorocaba); Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Regional Sorocaba) e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) para que todos estejam cientes do pedido de providências encaminhado ao chefe do Executivo.

(Assessoria de Imprensa do vereador Francisco França/PT)