24/02/2012 14h46

A indefinição na escolha da empresa para a coleta e transporte do lixo para o aterro sanitário de Iperó tem afetado diretamente a população, especialmente na falta de reposição dos contêineres danificados e espalhados pelos bairros do município.

Apesar de o processo licitatório ter apontado a Gomes Lourenço, a vencedora, a Prefeitura Municipal ainda não assinou contrato com a empresa, e em janeiro renovou novamente, por mais 60 dias, com as emergenciais. Após desclassificação por ter apresentado salário de pessoal inferior ao piso acordado com o sindicato que representa a categoria, o pedido de reconsideração da Valor Ambiental, inicialmente a vencedora do certame, foi indeferido pela Comissão de Licitação. O recurso da empresa era o motivo alegado pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB) para não ter assinado ainda o contrato definitivo com a ganhadora.

O vereador Francisco França (PT), líder da bancada, que tem acompanhado o impasse relativo à coleta do lixo em Sorocaba, protocolou nesta sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Sorocaba, um requerimento questionando a administração municipal sobre o que ainda impede a assinatura do contrato com a vencedora da licitação.

De acordo com o vereador, diariamente ele recebe reclamações da população sobre os transtornos que o sistema emergencial tem causado no município. “As emergenciais estão em operação desde outubro de 2010, tempo suficiente para o município ter o problema resolvido”, disse França.

Por meio do requerimento, o vereador enfatiza o longo período de operação das empresas emergenciais, e questiona o chefe do Executivo Municipal se ele tem conhecimento do andamento do processo licitatório e porque ainda não assinou com a vencedora. França também pede cópia de todo o processo licitatório.

(Assessoria de Imprensa do vereador Francisco França/PT)