06/03/2012 16h43

Em sessão solene de iniciativa da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), mulheres que se destacaram na luta pela cidadania serão homenageadas

A Câmara Municipal de Sorocaba realizará, nesta quinta-feira (8), com início às 19:30 horas, sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Proposto pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB), o evento homenageará personalidades femininas do cenário sorocabano que se destacaram na luta pela cidadania – “uma cidadania que coloca a mulher como ser humano, pleno de direitos e com extraordinário potencial de crescimento”, diz a parlamentar.

O evento será aberto com palestra da psicóloga Dulce Rocha, com o tema: “Mulheres: Desafio – Fazer Acontecer!”. De acordo com a vereadora, a palestra busca desnudar os desafios que a mulher contemporânea tem para criar um ambiente familiar sadio, sem jamais perder o foco no desenvolvimento pessoal e profissional.

“A mulher moderna é dona de seu destino, quer construir um lar maravilhoso e uma carreira extraordinária. Entretanto, muitas mulheres, nesse percurso, acabam se perdendo e esquecendo de um desses fatores: ou são mães maravilhosas, mas não se desenvolvem profissionalmente, ou são grandes profissionais, mas relegam a família a segundo plano. Queremos mostrar que há um caminho possível, equilibrado, onde a mulher consiga se desenvolver de forma integral e sadia”, explica a vereadora Neusa Maldonado.

Para a vereadora, a luta que as mulheres, em nível global, travam pela cidadania, é constante, e muitas vezes pouco reconhecida. “Lutar pela cidadania é reafirmar a mulher como um sujeito pleno de direitos, que conhece seu meio social e trabalha para que o fator humano se sobressaia acima de quaisquer disputas possíveis. Hoje em dia, não basta colocar a mulher no mesmo patamar de direitos que o homem; é preciso colocar ambos como seres humanos contemplados plenamente por direitos humanos universais, e não como ‘coisas’ que trabalham e disputam um espaço ao sol’, discursa a parlamentar.

Semana da Mulher – Além das homenagens da Câmara, desde segunda-feira, 5, até o próximo sábado, 10, uma série de eventos marcam a semana da mulher. Diariamente, na Praça Coronel Fernando Prestes estão disponíveis gratuitamente para as mulheres que passarem pelo Centro da cidade serviços de saúde e cidadania, além de apresentações culturais com a participação de entidades e artistas locais. Para o atendimento à saúde, estão disponíveis o Ônibus da Mulher e equipe de enfermagem, além do trailer do Coas (Centro de Testagem e Aconselhamento).

(Assessoria da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)