15/03/2012 11h03

Tramita pela Câmara Municipal um projeto do vereador José Crespo (DEM) revogando uma lei municipal vigente desde 2006 que melhora a visualização dos radares, mediante a pintura na cor amarela refletiva, dos postes onde esses equipamentos se encontram instalados.

Esse dispositivo teve como base uma resolução do Contran vigente desde 2006, anulada pelo órgão em dezembro do ano passado – ou seja, a partir de agora, a atitude de avisar os motoristas que à frente existe um radar não é mais obrigatória em todo o território nacional.

Crespo argumenta a favor do seu projeto dizendo que, no trânsito, o melhor investimento público para salvar vidas e prevenir acidentes são as campanhas educativas e de conscientização:

- A maioria dos motoristas tem ou adquire essa consciência rapidamente. Infelizmente, porém, uma minoria de condutores automotivos insiste no erro e na falta de respeito aos demais e a toda a sociedade - causando mortes, dor e destruição. A sociedade precisa se proteger contra esses infratores, punindo-os com advertências, multas e prisão - especialmente quando o condutor atua embriagado ou sob o efeito de outras drogas, expõe o vereador Crespo.

O aviso de que a poucos metros à frente existe um radar, segundo explica Crespo, “por analogia, é como se a polícia tivesse a obrigação legal de avisar antes, pelas rádios e jornais, que iria fazer uma batida ou prender algum bandido em determinado bairro. Os motoristas têm que respeitar as leis de trânsito em todos os momentos e lugares, independentemente de saberem ou de haver radares instalados”.

- Além do mais, hoje a maioria dos motoristas já sabe onde se localizam os radares na cidade, pois fazem geralmente o mesmo trajeto entre a casa, o trabalho ou a escola. O que acontece, e isso pode ser observado facilmente a qualquer momento, é que eles reduzem a velocidade quando se aproximam desses equipamentos e, passando-os, continuam dirigindo em velocidade. É o desvirtuamento da finalidade principal ao aparelho, que é o de reduzir acidentes e evitar perdas de vida. Da maneira como está, sinalizados, os radares de pouco valem para atingir esses objetivos, finaliza o vereador Crespo.

Prefeito também quer:

Três meses depois da apresentação daquele projeto pelo vereador Crespo, o prefeito Vitor Lippi acaba de enviar ao Legislativo outro semelhante no aspecto principal, mas divergindo sobre quando é que os alertas de radares serão removidos.

Em seu artigo 2º, o projeto do prefeito estabelece que a sinalização existente “permanecerá até que o ponto de fiscalização eletrônica venha a ser realocado ou o poste de sustentação necessite de manutenção”. Ou seja, na prática, só quando a Urbes decidir mudar a localização do radar é que não haverá alerta sobre sua localização, não havendo assim como dizer quando é que a melhoria de visualização dos radares será eliminada.

(Assessoria de Imprensa – Vereador José Crespo – DEM)