16/03/2012 15h16
 

 Uma emérita educadora, que ensinou gerações nas escolas Visconde de Porto Seguro, no centro, e Luiz Gonzaga de Camargo Fleury, no Jardim Guadalajara, acaba de ser homenageada pela Câmara. De iniciativa do vereador José Crespo, foi aprovado e se transformou em lei dando o nome de Zila Sisternas Fiorenzo ao conhecido Parque da Biquinha, no Jardim Emília.

Nascida Benedicta Izolina Sisternas em 05 de Julho de 1.924 em São Roque, SP, filha de Benjamin e Albina Scaciati Sistenas, desde cedo passou a ser chamada de Zila, nome que se perpetuou na memória dos incontáveis alunos, amigos e admiradores que granjeou ao longo de sua profícua existência.

A homenageada formou-se no Magistério na Escola Normal Municipal Dr. Getúlio Vargas e iniciou sua carreira de professora numa escola rural de Piquerobi, na região norte do Estado.

Retornando a Sorocaba, passou a lecionar no Grupo Escolar Visconde de Porto Seguro, enquanto dava aulas também de Educação Moral e Cívica nas escolas estaduais Luiz Gonzaga de Camargo Fleury, no Jardim Guadalajara, e Dr. Afonso Vergueiro, em Salto de Pirapora.

Aposentou-se como professora primária estimada dos alunos, colegas e funcionários do Visconde, como era e ainda é conhecida a prestigiada escola.

O sobrenome Fiorenzo ganhou ao casar-se com Pedro Fiorenzo, com quem teve quatro filhos: Pedro Paulo (in memoriam), Ângela Maria, Alcione e Pedro José, que lhes deram os netos Ana Carolina, Bruna Stephania, Cecília, Estevan Francisco, Maria Fernanda e Rafael.

Zila Sisternas Fiorenzo faleceu em 10 de Abril de 1.996, deixando um exemplo de vida de quem dá de si antes de pensar em si e se preocupa não apenas em sonhar por um mundo melhor, mas em dar sua contribuição para que isso aconteça.

 Assessoria de Imprensa - Vereador José Crespo (DEM)