16/03/2012 16h24

No requerimento, o vereador Izídio de Brito (PT) ainda questiona a adesão aos programas Saúde na Escola e Brasil Sem Miséria, também do Governo Federal

A adesão de Sorocaba na campanha do Governo Federal que prevê o combate à obesidade infantil está sendo cobrada pelo vereador Izídio de Brito (PT), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal. O projeto, denominado Semana de Mobilização Saúde na Escola, realizado pelos ministérios da Saúde e Educação, tem como tema a prevenção da obesidade entre crianças e adolescentes.

Durante a semana da campanha, os alunos com idade entre 5 e 19 anos que frequentam escolas públicas participam de atividades para combater a obesidade. “Entre essas ações estão avaliação e orientação nutricional e encaminhamento dos estudantes com excesso de peso para unidades básicas de saúde”, explica o petista.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre os anos de 2008 e 2009, uma em cada três crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos estão acima do peso e, entre os jovens de 10 e 19 anos, um em cada cinco apresentam o mesmo quadro. “O problema já afeta grande parte da população infantil e pode resultar em uma geração futura de obesos, hipertensos, diabéticos, entre outros, o que pode ser evitado com esse tipo de campanha”, ressalta Izídio.

De acordo com o parlamentar, na primeira campanha, que aconteceu no início deste mês, foram avaliados alunos de mais de 22 mil escolas públicas de 1.938 municípios que aderiram à iniciativa de mobilização. “E a adesão foi voluntária, por isso estamos questionando a Prefeitura quanto ao interesse na realização da Mobilização e o que foi feito para que ela aconteça até agora”, esclarece Izídio.

Ainda no requerimento, o vereador cobra informações quanto à adesão aos programas Saúde na Escola e Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, que resultam em repasses para as cidades que se comprometem em implementar metas e ações de prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes na escolas.

A Semana de Mobilização e Saúde na Escola

A Semana de Mobilização Saúde na Escola é uma das ações previstas no Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos ministérios da Saúde e Educação desde 2007, que foi integrado ao Programa Brasil sem Miséria.

Durante a Semana, uma avaliação nutricional dos estudantes é feita quando os profissionais das equipes do Programa Saúde na Família vão pesar e medir os alunos e calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC). Além de orientações nutricionais, os profissionais encaminharão os estudantes que estiverem com excesso de peso para as unidades básicas de saúde.

Em dezembro de 2011, o Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 118,9 milhões referente aos 2.495 municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola e se comprometeram a programar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.

Os municípios já receberam 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos após prestação de contas das ações em desenvolvimento. Já os municípios que aderiram à Semana de Mobilização Saúde na Escola vão receber um incentivo extra de R$ 558,00 por equipe de saúde da família envolvidas na ação. (Fonte: Portal Brasil)

(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito/PT)