19/03/2012 12h25

Por iniciativa do vereador Izídio de Brito (PT), a Câmara realizou na manhã desta segunda-feira, 19, uma reunião da qual também participaram os vereadores José Crespo (DEM), Luis Santos (PMN) e Rozendo Oliveira (PV), além do deputado Estadual Hamilton Pereira (PT), do presidente do Diretório Municipal do PT, José Triniti e de representantes da vereadora Neusa Maldonado (PSDB) e do Deputado estadual Carlos César (PSB).

Na ocasião foi discutida a precariedade no atendimento da Central de Regulamentação de Vagas do Departamento Regional de Saúde (DRS XVI), mais precisamente a insuficiência de estrutura para a demanda existente. Izídio explicou a necessidade do acompanhamento e ajuda nas investigações por parte dos deputados uma vez que a administração do sistema é competência do Estado.

Os vereadores fizeram queixas ao deputado Hamilton Pereira sobre a dificuldade de serem recebidos pelo administrador do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), Luis Cláudio de Azevedo, e pediram ajuda na intermediação do agendamento de uma audiência com Secretário Estadual de Saúde,  o administrador do CHS  e o Diretor da DIR,                                    para que possam relatar os problemas e as preocupação com o atendimento à  saúde mental no município.

Hamilton Pereira informou que pedirá assinatura do deputado Carlos César, bem como da Deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) para oficiar à Secretaria Estadual de Saúde, através da Assembleia Legislativa, sobre a  solicitação dos vereadores.

A denúncia

Segundo denúncia feita pela Associação de Amigos, Familiares e Doentes Mentais de Sorocaba e Região (AFDM), pacientes com distúrbios mentais graves e usuários de drogas que dão entrada no setor de psiquiatria da Unidade Regional de Emergência do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e que precisam ser transferidos para internação em hospitais psiquiátricos chegam a aguardar mais de três dias por uma vaga. A Central Reguladora de Vagas não funciona em finais de semana e feriados e em dias normais opera das 8 horas às 17 horas.

A Comissão

No ano passado uma Comissão Especial da Saúde Mental foi formada, por iniciativa do vereador Izídio de Brito, com base em estudo realizado pelo Flamas (Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba) apresentado aos vereadores na sessão de 3 de fevereiro de 2011, pelo professor Marcos Garcia. Segundo o estudo, “a média de óbitos na região é de 3,03 mortes por mês para cada mil internos, enquanto a média nos outros 19 grandes hospitais psiquiátricos do Estado não passa de 1,38 óbitos por mês para cada mil internos.”

Durante oito meses, a Comissão ouviu pessoas envolvidas com o tema, realizou dezenas de reuniões e visitou hospitais psiquiátricos da cidade. No relatório, apresentado em 25 de outubro do ano passado, recomendações foram indicadas, como a criação de uma comissão permanente para avaliação e fiscalização dos hospitais psiquiátricos e de saúde mental com representantes da prefeitura, Câmara, Ministério Público e Conselho Municipal de Saúde e a implantação de unidades terapêuticas.