19/03/2012 12h34
 

Por iniciativa do vereador Helio Godoy (PSD), a Câmara Municipal de Sorocaba reuniu na manhã desta segunda-feira, 19, autoridades, especialistas e entidades organizadas em audiência pública para debater o problema das drogas no município.

 

Segundo o vereador o objetivo maior é estabelecer no município uma política ampla de redução de danos, combate ao uso de drogas e recuperação dos dependentes.  Godoy destacou problemas com consumo excessivo de álcool por jovens no carnaval e o consumo de drogas em redutos como a ‘cracolândia’ que existia na capital.

 

Godoy é autor do Projeto de Lei nº431 que está em tramitação na Câmara e que estabelece critérios para campanhas antidrogas e de redução de danos. “Aguardamos para logo um projeto mais amplo da Prefeitura e também a criação do fundo para que no segundo semestre deste ano já tenhamos um trabalho mais eficaz de combate ao uso de drogas no nosso Município”, afirmou Godoy.

 

A secretária de Juventude, Edith Maria di Giorgi, foi clara ao dizer que Sorocaba não está em situação confortável, mas que a secretaria vem se esforçando. “A situação não está melhorando, mas sem as ações que desenvolvemos, poderia ser ainda pior”, afirmou.

 

Edith destacou a demora para a concretização dos projetos, dificultada pela burocracia e liberação de verbas. Outra preocupação destacada pela secretaria é o aumento de mulheres usuárias, inclusive dependentes gestantes.

 

Segunda audiência: Godoy iniciou a reunião lembrando que em setembro de 2011 foi realizada a primeira audiência para debater o tema, quando foi discutida a política de combate às drogas desenvolvida no município pela administração pública e também por instituições parceiras. Durante aquela audiência foi proposta a criação de um fundo para angariar recursos e melhor direcionar as verbas entre as diversas frentes de trabalho, além de priorizar o atendimento das demandas.