19/03/2012 16h06

O vereador Francisco França, líder do PT na Câmara Municipal de Sorocaba, nesta segunda-feira (19), acionou o Ministério Público (MP) para investigar possível irregularidade na contratação das agências de publicidade que administram a conta da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

De acordo com o vereador, a suspensão do processo licitatório sem necessidade técnica aparente, e a mudança brusca do capital social de duas empresas concorrentes, de R$ 50 mil para R$ 400 mil, posteriormente vencedoras do certame despertaram a suspeita de que houve manobra para que ambas fossem escolhidas.

Outro fator observado pelo vereador e ressaltado na representação protocolada no MP, é a cifra milionária pela qual as empresas foram contratadas, R$ 7,5 milhões. “Um valor que chama atenção, se considerarmos que o orçamento da pasta de comunicação em 2011 era de R$ 5 milhões”, enfatizou França.

O vereador que no ano passado já questionou o Executivo sobre o fato por meio de requerimento, também ressalta que a secretaria de Comunicação é composta por 25 profissionais, bem remunerados, e acha estranho que mesmo com tantos membros, a pasta não seja capaz de desenvolver o trabalho necessário para divulgar as ações da Prefeitura Municipal.

França diz que tomou a iniciativa de acionar o MP, após analisar ainda os materiais publicitários de alta qualidade e apelo visual, que sabe ter um custo altíssimo. As divulgações estão nos principais sites de notícias do município, nos jornais impressos, nas rádios, em outdoors, nos canais de tevê, em horário nobre, e até mesmo nas telas dos cinemas sorocabanos. “São divulgações excessivas, é realmente necessário tudo isso? É muito dinheiro gasto com publicidade, recurso que poderia ser aplicado em políticas sociais para atender as necessidades básicas da população”, salientou.

Assessoria de Imprensa - Vereador Francisco França (PT)