19/03/2012 17h26

ONU acata proposta do Brasil e também celebra o “Dia Internacional da Síndrome de Down”

Para celebrar o Dia Municipal da Síndrome de Down a Câmara fará homenagem a dezenove portadores dessa síndrome, nesta terça-feira (20), ao meio-dia. A data foi instituída em Sorocaba, no ano 2009, por meio de lei de autoria do vereador José Francisco Martinez, presidente da Câmara. A partir deste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) também passa a celebrar a data.

O dia oficial da celebração é 21 de março, ou seja, 21/3, em referência à alteração no cromossomo 21: ela ocorre quando os 23 cromossomos da mãe encontram os 23 do pai, e então num deles surge uma diferença, fazendo com que o feto, em vez de 46 cromossomos, tenha 47. Porque o cromossomo 21, em fez de forma um par, acaba formando um trio (21/3) Essa é a alteração genética mais comum. Com base nela é que foi escolhida a data.

O presidente da Câmara, vereador Martinez, diz que os portadores da síndrome já foram, durante décadas, vítimas de preconceitos. Mas, hoje, “o cenário é bem diferente para eles. Porque participam ativamente não apenas da família, da escola, mas também do mercado de trabalho que, aliás, está cada vez mais aberto a eles.”

E os homenageados são justamente as pessoas que conseguiram, com esforço próprio, e o apoio de seus familiares bem como de instituições como o Projeto Felicidade Down, a vencer barreiras fazendo valer seus talentos e direitos e, assim, dão exemplo de vida.”

O projeto “Felicidade Down” conforme dizem seus fundadores, Célia Regina dos Santos e Tomás André dos Santos, pais de Bruna Teresa dos Santos, “nasceu da vontade de ajudar os pais de crianças, adolescentes e jovens com Síndrome de Down interessados em promover a felicidade imediata de seus filhos.” Pelo menos trezentas famílias participam desse projeto.

Mais informações a respeito desse projeto podem ser obtidas por meio do site: www.felicidadedown.com.br.

Homenageados

Os homenageados são: Luana Machado, funcionária da Pizza Hut; Bruna Teresa Santos, Gustavo Hildebrande de Araújo e Rodrigo Martins, da Metso. Andréia Moreira Rosa, Lílian Cristina Fernandes Ruberti, Paula Ribeiro Costa e Paula Chanes de Moraes, da Flextronics. Michel Moreira da Silva e Marcos Abimael Marcondes, da Flora Park; Ricardo Escanhoela, da Eldorado Automóveis; Carine Angélica de Oliveira, Mônica Quito de Oliveira e Karina Cavalari, do Wal Mart; Camila Alvarenga e Denilo Ierauri Lima Negrini, do McDonald`s, e os atletas Paulo Roberto Campos do Amaral (nadador) e André Bortoletto Ribeiro Toledo (Atletismo) e o participante do Agility, o auxiliar de adestrador de cães, Fábio Rogério Bombardello de Oliveira.

O presidente da Câmara diz que o Dia Municipal da Síndrome de Down, é “mais uma forma de transmitir informações à sociedade e assim vencer cada vez mais as barreiras do preconceito. Antigamente, diz ele, os portadores sequer saiam de casa. A mudança de comportamento das outras pessoas foram mudando com os avanços da ciência e a disseminação da informação. Embora essa visão tenha mudado radicalmente é necessário reconhecer que ainda temos muito a caminhar a favor dessa causa, da inclusão social, para que essas pessoas possam desenvolver todo o seu potencial.”

Em Nova York

O Brasil propôs e os 193 países que integram a ONU passam a observar o dia 21/03 como sendo a data oficial do Dia Internacional da Síndrome de Down. Com a participação de brasileiros, da Associação Carpe Diem, e do Instituto MetaSocial, a ONU realiza, nesta quarta-feira, a Conferência “Construindo o Nosso Futuro.”