20/03/2012 13h21

Além da proposta de Geraldo Reis, outro projeto aprovado, de Tonão Silvano, também prevê a divulgação de pessoas desaparecidas no site da Prefeitura. Já projeto que proíbe obstrução de calçadas, saiu de pauta, mas segue em tramitação

Os vereadores aprovaram dois projetos de lei em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira, 20, que prevêem o uso da imprensa oficial da Prefeitura para publicidade de informações importantes.

De autoria do vereador Geraldo Reis (PV), o primeiro dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação de estatísticas das ocorrências da Guarda Civil Municipal no Jornal do Município e no site oficial da Prefeitura. Para o vereador, o projeto tem como objetivo dar publicidade à eficiência dos serviços prestados pela GCM, com foco na divulgação pública do tipo e número de ocorrências atendidas pela corporação.

Já o projeto de Antonio Carlos Silvano (PMDB) determina a divulgação da relação de pessoas desaparecidas no site, com nomes e fotos, após comprovação através de boletim de ocorrência e autorização das famílias.

E em discussão única os vereadores aprovaram a moção de repúdio à Rede Globo, proposta por José Crespo (DEM), pela produção e veiculação do reality show Big Brother Brasil (BBB). “Desde sua primeira edição deu para perceber que o BBB já poderia ser tranquilamente denominado de 'Baixaria e Burrice à Brasileira', 'Barbárie, Baixaria e Boçalidade', 'Baixaria e Besteirol Brasileiro' e por aí afora, nunca se encontrando palavras saudáveis que se encaixassem na sigla repugnante”, afirma Crespo na moção.

Mesas em calçadas: De autoria de Benedito de Jesus Oleriano (PMN) projeto que proíbe a obstrução de calçadas com floreiras, mesas e cadeiras, foi amplamente discutido e dividiu opiniões. O projeto, que prevê multa de R$ 2 mil reais pela infração e o dobro do valor em casa de reincidência, recebeu nova emenda e saiu de pauta.

Ditão aceitou emenda de Crespo, que suprime o Art. 2º do projeto que estabelece largura mínima de 1,5 metro para as calçadas, mas foi contrário à emenda de Yabiku que regulariza o uso das calçadas. A emenda determina que os comerciantes poderão utilizar o espaço excedente do passeio público em dias úteis, no período noturno, e aos sábados, domingos e feriados, desde que mantida livre a faixa mínima de 1,5 metros para os pedestres. Tais corredores e locais deverão ser definidos pela Prefeitura e o uso estará condicionado à prévia autorização e pagamento de Taxa de Uso de Área Pública.

O vereador João Donizeti destacou que a prática é cultural e ocorre em muitas cidades do mundo, onde bares e cafés utilizam parte da calçada. O vereador se posicionou contrário a disciplinar através da cobrança de taxa. Outros vereadores foram favoráveis ao projeto com a emenda de Yabiku como Rozendo Oliveira (PV). “Temos que contemplar todos os segmentos da sociedade”, disse.

.