26/03/2012 16h06

Da expedição realizada à nascente do rio Pirajibu no dia 2 de março, pelos vereadores José Crespo (DEM), Rozendo de Oliveira (PV) e João Donizeti (PSDB) e capitaneados pelo Capitão PM Marco Aurélio Venâncio, comandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão Policial Militar Ambiental e equipe de apoio, verificou-se que o rio Pirajibu é o único curso d’água dessa categoria que nasce e morre dentro do território de Sorocaba, sendo o principal afluente do lado direito do rio Sorocaba.

O rio Pirajibu nasce num dos pontos mais elevados da Serra de São Francisco, a 961 metros de altitude, no município de Sorocaba e a poucos metros da tríplice divisa formada com Alumínio e Votorantim. O Rio Pirajibu se encontra dentro de uma Área de Proteção Ambiental Tipo 2 e é considerado de interesse estratégico para futura utilização como manancial de captação de água para Sorocaba.

O vereador José Crespo observou que já há indícios de degradação na área onde se localiza o primeiro olho d’água desse rio, seja pela ação humana ou força de enxurradas, como acúmulo entulhos, garrafas plásticas e outros materiais que nunca deveriam estar naquele local.

Pensando nisso, o vereador José Crespo solicitou ao senhor prefeito municipal, Vitor Lippi, através de uma indicação parlamentar, a realização de estudos e providências através da Secretaria do Meio Ambiente, para a adoção de medidas protetoras da nascente do rio Pirajibu, reservando uma área de 2.000 metros quadrados no entorno do seu primeiro olho d’água, cercando-o devidamente e com obstáculo para desviar o curso de enxurradas que hoje ameaçam assorear e descaracterizar a nascente daquele curso d’água, bem como repondo a vegetação nativa.

(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)