28/03/2012 09h50

Em requerimento direcionado ao Executivo o vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, pede informações à Urbes sobre a eficiência da utilização dos equipamentos detectores de avanço de semáforo, que deverão ser operados por uma empresa contratada pela prefeitura.

Martinez afirma que, conforme publicado recentemente por veículos de comunicação do município, a Urbes argumentou que a adoção dos equipamentos deve-se à crescente incidência de acidentes com mortes no trânsito em Sorocaba. “A nossa preocupação é com o custo benefício do investimento, já que a prefeitura irá arcar com um montante de 232 mil reais por ano, sem que haja informações consistentes sobre os resultados da iniciativa”, diz o presidente da Câmara.

No documento o vereador diz ainda que pesquisas realizadas em outros locais como Brasília, no Distrito federal e Uberlândia, em Minas Gerais, apontaram que não houve redução do número de acidentes e mortes depois da implantação dos aparelhos. Em Brasília o levantamento foi realizado considerando os últimos 15 anos da fiscalização eletrônica, já em Uberlândia, o levantamento constatou um aumento de 50 por cento em ocorrências entre 2004 e 2006.

Martinez cobra da Urbes uma pesquisa que constate a real necessidade do sistema para a redução de acidentes nos cruzamentos determinados.  Outra preocupação do parlamentar, além do valor do investimento e dos resultados esperados, é o horário de funcionamento do sistema. “Se os dispositivos estiverem multando durante a madrugada os motoristas ficarão mais vulneráveis à violência nos semáforos”, comenta José Francisco Martinez.