29/03/2012 17h38

Através da lei do Vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), cada criança nascida na cidade terá direito a uma muda de árvore.

A Lei Municipal 8.412/2008, de autoria do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), vai ser implantada em Sorocaba através do Projeto “Uma Criança, Uma Árvore”, que se constitui no fornecimento, pela municipalidade, de uma muda de árvore a cada nascimento em maternidade local.

Para isso, o lançamento da campanha aconteceu dia 29 de março, na Secretaria do Meio Ambiente. Na oportunidade, a secretária Jussara Carvalho e o vereador Yabiku discutiram ideias, que foram aprovadas pelos representantes de hospitais presentes, além da estratégia que será traçada para que os filhos de pais residentes na cidade recebam a muda e participem do plantio em data e local apropriados.

Também esteve presente na reunião Carlos Momesso, o primeiro sorocabano a plantar uma árvore para seu neto depois da publicação da lei. “Quando soube que tinha sido sancionada, quis ser o primeiro a homenagear meu neto Tiago”, comentou.

Para Yabiku, o projeto tem como objetivos principais a proteção do meio ambiente e a conscientização do verde para as crianças desde o nascimento. “Há necessidade de se melhorar a qualidade de vida por meio da educação”, informa. “Trata-se de uma iniciativa simples, que deve ser conjugada com um plano racional de arborização. As árvores devem ser plantadas em locais adequados, de modo a não prejudicar a fiação elétrica, a rede de água e esgoto, ou ainda destruir as calçadas”, destaca o vereador.

Com divulgação nos hospitais, o projeto será iniciado já nos primeiros dias de abril.

(Assessoria de Imprensa do vereador Moko Yabiku/PSDB)