29/03/2012 17h49

Por iniciativa do vereador José Crespo (DEM), o jornalista Roque Pires do Amaral foi homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba

Representantes de praticamente toda a imprensa sorocabana estiveram presentes na sessão solene que concedeu o Título de Cidadão Sorocabano ao jornalista Roque Pires do Amaral, na noite de terça-feira, 28. A iniciativa foi do vereador José Crespo (DEM), que também presidiu a sessão. Vários jornalistas e editores estiveram presentes no evento e deram depoimento sobre a trajetória do homenageado. O diretor do Foro de Sorocaba, juiz José Elias Themer, também esteve presente no evento e deu seu depoimento sobre o jornalista.

Natural de Porangaba (SP), onde nasceu em 28 de novembro de 1949, o jornalista Roque Pires do Amaral trabalhou nos principais veículos de comunicação de Sorocaba, como Folha de Sorocaba, Jornal Ipanema, Diário de Sorocaba e Cruzeiro do Sul. Foi o primeiro editor do Jornal Ipanema e trabalhou na redação da Rádio Jovem Pan. Também foi diretor da Imprensa Oficial do Município de Sorocaba e trabalhou na assessoria de imprensa de vários órgãos.

Filho do oleiro Abílio Pires do Amaral e de Angélica Miranda do Amaral, Roque Pires do Amaral mudou-se com a família para Sorocaba na década de 50. Tendo começado a trabalhar muito cedo, só ingressou na escola aos 10 anos. Aos 14 anos, após concluir o curso primário, deixou a escola para trabalhar numa fábrica de tecidos e ajudar na manutenção da família.

Em 1969, conseguiu emprego como aprendiz na gráfica do jornal Folha Popular, que acabara de se tornar Folha de Sorocaba. Tornou-se um leitor voraz de jornais e, em poucos meses, já estava trabalhando como repórter. Em 1998, quando trabalhava como assessor de imprensa da Câmara Municipal, foi encarregado pelo então presidente Oswaldo Duarte Filho para criar e montar a TV Legislativa. “O que fez em quatro meses e meio, a um custo total que, ficou abaixo dos R$ 70 mil”, enfatizou Crespo em seu discurso em homenagem a Roque Pires do Amaral.

O homenageado, que hoje trabalha na assessoria de imprensa do vereador José Crespo, não pôde comparecer ao plenário da Câmara Municipal devido a problemas de saúde, mas, além de acompanhar a sessão solene pela TV Legislativa, foi representado na solenidade pelos seus familiares: a esposa Simone Germano Pires do Amaral, as filhas Melissa e Fernanda e a enteada Bianca Luisi, além da netinha Mariana.