30/03/2012 12h34

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou na manhã desta sexta-feira (30), audiência pública que discutiu os principais problemas de mobilidade urbana do município. Presidida pelo vereador Helio Godoy (PSD), com participação do vereador Rozendo Oliveira (PV), a audiência reuniu representantes do Executivo, da América Latina Logística (ALL) e de universidades.

Godoy iniciou a audiência apresentando fotos aéreas da cidade que apontam alguns dos principais problemas de mobilidade existentes. O vereador abordou ainda temas repercutidos pela mídia nesta semana como a precariedades da rodoviária de Sorocaba e a construção do aeroporto em Ibiúna.

“O atual sistema de transporte de cargas e de passageiros de Sorocaba requer soluções a médio e longo prazos. O tema é de extrema importância para o desenvolvimento de Sorocaba e da região e vai continuar em pauta nesta Câmara”, disse Godoy. Uma das propostas defendidas pelo vereador é a retirada os trens de carga do centro da cidade, com a construção de um anel ferroviário na rodovia Castelinho, na Zona Industrial.

Os participantes levantaram tópicos e apresentaram algumas propostas para aperfeiçoar o sistema viário e a reorganização dos modais no município.

Representando o Secretário Renato Gianolla, Roberto Bataglin falou dos investimentos da prefeitura no sistema viário, destacando o programa Sorocaba Total, com 33 quilômetros de novas avenidas divididos em três eixos: Ulisses Guimarães (ligando Zona Norte a Zona Industrial, em fase final), Franco Montoro (ligando Zona Oeste com Zona Industrial) e Mario Covas (ligando a General Carneiro a Adão Pereira de Camargo, parte já implantada).

Segundo o diretor de trânsito, os três eixos devem melhorar o trânsito na cidade, uma vez que os veículos deixarão de acessar o centro da cidade para ir à Zona Norte, Zona Oeste e Zona Industrial. Também destacou que está em fase de conclusão a Central de Monitoramento de Trânsito com 35 câmeras.

Bataglin informou que a frota de veículos em Sorocaba é de 360 mil carros ou 1,6 habitantes por veículo, com crescimento de 9% ao ano.

Celso Bersi da Urbes falou sobre o transporte coletivo, destacando a implantação do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade. Segundo o diretor, a frota municipal foi totalmente renovada, sendo 86% dos ônibus adaptados, e em implantação estão os planos de vigilância por câmeras e o monitoramento do GPS, além do projeto piloto de faixa exclusiva para ônibus.

O representante da ALL, Emanuel Tavares Costa Junior, afirmou que é muito importante que a sociedade se mobilize para viabilizar a utilização da ferrovia que traz benefícios financeiros e ambientais. “O município precisa se organizar para isso e criar uma cultura da ferrovia”, disse.

O vereador Rozendo Oliveira apresentou imagens da linha férrea que demonstram o abandono de trechos urbanos, com mato, lixo e outros problemas como proliferação de animais peçonhentos. Rozendo denunciou o estado de má conservação em linhas inutilizadas. “Faca aqui meu apoio pela modernização da linha férrea e pela transferência e desvio para a Zona Industrial”, completou.

O professor Luis Leite, do CIESP, lembrou que a questão financeira acabou com o uso das ferrovias como prioridade. Em época de inflação o transporte de mercadorias se tornou inviável, quando foram mantidas apenas as commodities que são negociadas em dólar. O professor também citou os problemas envolvendo o transporte urbano de passageiros em São Paulo, destacando, porém, que os trens representam facilidade para a população e menor impacto ambiental.

No ano passado, a Comissão de Discussão da Construção do Anel Ferroviário Sorocabano realizou várias reuniões, inclusive com a participação de representantes da ALL e da Concessionária CCR Rodovias, para discutir questões como a reorganização dos modais, viabilidade de construção de anel viário e, também, a utilização da atual malha férrea para transporte de passageiros. Além do presidente Helio Godoy, fazem parte da comissão os vereadores: Izidio de Brito (PT), Rozendo de Oliveira (PV), Neusa Maldonado (PSDB), Gervino Gonçalves (PR), João Donizeti (PSDB) e Anselmo Neto (PP).