03/04/2012 12h18

A constatação é do vereador Izídio de Brito (PT), que esteve no local, verificando os problemas, devido a denúncias de pacientes

Equipamentos importantes para a realização de cirurgias e tratamentos no setor de neurologia do Hospital Regional foram encontrados em falta e quebrados durante visita ao local feita pelo vereador Izídio de Brito (PT), na manhã do último sábado (31). O parlamentar realizou a vistoria após denuncias de pacientes quanto à demora no atendimento e falta de notícias dos procedimentos adotados nos pacientes.

Logo que chegou ao local, o vereador petista foi barrado e só teve sua entrada liberada após interferência feita pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT), através de uma ligação. Acompanhado de médicos do setor de neurologia, todo o local e procedimentos adotados, além dos problemas enfrentados no cotidiano foram apresentados.

Segundo os médicos, o único microscópio cirúrgico para neurocirurgia está quebrado há quatro meses. “Eles o classificaram com uma Ferrari com os pneus furados”, conta Izídio. Sem o microscópio, as cirurgias não podem ser realizadas no Regional.

Outro problema apresentado pelos residentes está na falta de clipes neurocirúrgicos, bastante utilizado no tratamento de aneurismas e outros. A realização do exame chamado angiografia cerebral, feita apenas no hospital Santa Lucinda, também foi criticada. “Segundo eles, essa é uma carência do hospital, tendo em vista que a realização do exame precisa de agilidade, coisa que não acontece no Santa Lucinda”, explica o parlamentar.

O vereador Izídio de Brito deve encaminhar um relatório com os problemas identificados aos deputados de Sorocaba e região ainda esta semana. O petista também deverá tentar convencer os demais vereadores para convocar o diretor do Conjunto Hospital de Sorocaba, Luís Cláudio de Azevedo Silva, para prestar esclarecimentos sobre o problema no setor de neurologia na Casa de Leis.

(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito Correia/PT)