04/04/2012 15h23

De autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB), tramita na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que garante aos idosos, acima dos 60 anos, o direito de embarcar e desembarcar por qualquer uma das portas dos ônibus  do sistema de transporte coletivo urbano do município.

De acordo com o projeto as empresas deverão afixar, em locais visíveis, cartazes com a frase: “As pessoas maiores de 60 anos têm direito à gratuidade do transporte coletivo, podendo embarcar e desembarcar por qualquer porta”.

A exigência do embarque dos idosos pela porta dianteira do veículo obriga-os a girar a catraca, o que muitas vezes é difícil por conta da força física necessária para isso, além de colocar esse tipo de passageiro numa situação desconfortável, enfrentando fila com os demais munícipes”, argumenta José Francisco Martinez.