04/04/2012 16h48

Desde 2008, Lei de Martinez determina que índice da CETESB seja publicado nas contas do SAAE

Diante dos números registrados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) que demonstram que a qualidade da água na represa de Itupararanga é a pior dos últimos 10 anos, o vereador José Francisco Martinez destaca a importância do acompanhamento dos índices pela população.

A Lei nº 8578 de 2008, de autoria do vereador, determina a divulgação do Índice de Qualidade das Águas Brutas para Fins de Abastecimento Público (IAP) nas contas de água. O último relatório da CETESB, referente a 2011, demonstra que o índice sofreu uma queda chegando a 37 – considerado regular.

“É preciso que a população acompanhe os índices publicados nas contas do SAAE e possam cobrar ações efetivas para que a qualidade da água distribuída não diminua a níveis que comprometam o abastecimento. É direito do cidadão e questão de saúde pública”, justifica Martinez.