10/04/2012 17h36

De autoria do vereador José Crespo (DEM), a proposta prevê que o Executivo deverá divulgar acórdãos exarados pelo Tribunal de Contas do Estado relativos a seus atos

Em primeira discussão, a Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (10) projeto de lei do vereador José Crespo (DEM) que aumenta a transparência que a Prefeitura dá aos seus atos e decisões. O projeto estabelece que a Prefeitura deve inserir e divulgar no Portal da Transparência do seu site oficial (www.sorocaba.sp.gov.br) ou qualquer outro que venha a substituí-lo todos os acórdãos exarados pelo Tribunal de Contas do Estado que digam respeito a contas e processos da administração direta e indireta do município.

“Como a principal função do Tribunal de Contas do Estado é a de fiscalizar a legalidade, legitimidade e economicidade das despesas públicas, ou seja, acompanhar a correta aplicação dos recursos públicos, também legítima é a publicação no Portal da Transparência dos julgados e seus respectivos acórdãos das contas aprovadas ou rejeitadas dos dirigentes do município”, sustenta o vereador José Crespo na justificativa de seu projeto de lei.

De acordo com o projeto, essa obrigação deverá ser cumprida pela Prefeitura no prazo de dez dias contatos da publicação do respectivo acórdão pelo Diário Oficial do Estado, com acesso fácil e direto para o público em geral. Para José Crespo (DEM), sua proposta, aprovada em primeira discussão, “vai permitir ao município de Sorocaba continuar avançando em termos de transparência pública e, consequentemente, aperfeiçoando suas práticas de prevenção e combate à corrupção”.

(Com Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)