16/04/2012 12h48

Como próximo passo, o autor da proposta, vereador Helio Godoy (PSD), irá visitar o Casarão de Brigadeiro Tobias

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou na manhã desta segunda-feira, 16, audiência pública proposta pelo vereador Helio Godoy (PSD) discutiu a proteção do acervo histórico e cultural dos museus da cidade.

Além do atual secretário de Cultura e Lazer, Edmilson Cheles, participaram da audiência o vereador Rozendo Oliveria (PV), o Comandante da Guarda Civil Municipal, Carlos Eduardo Paschoini, a responsável pelos museus municipais, Sonia Nanci Paes, e a presidente do MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba), Cristina Delanhesi, além de historiadores e representantes da sociedade civil.

Além de debater o caso de depredação e furto de prédio público na área do antigo Matadouro, os presentes falaram sobre a extensão do acervo histórico, a necessidade de ampliação dos recursos investidos para manutenção e segurança dos museus e do patrimônio.

Com o objetivo de criar uma política pública voltada à preservação da história de Sorocaba, Helio Godoy sugeriu a formação de um grupo que deverá se reunir para discussão e visitas in loco. “É preciso pensar no imediato, mas também a médio e longo prazo prevendo ações e metas através de legislação municipal”, afirmou o parlamentar. Na próxima quarta-feira, 18, Godoy irá visitar o Casarão de Brigadeiro Tobias.

Ações iniciadas: O secretário de Cultura anunciou investimentos no Casarão de Brigadeiro Tobias, considerado o centro nacional de estudos do tropeirismo, que deverá ser reativado a visitação pública em noventa dias. Sonia Nanci Paes destacou a necessidade de maiores investimentos no casarão e também de melhoria no acesso ao local.

Também comunicou obras de restauro do prédio do matadouro (telhado, acesso e outras melhorias, já iniciadas nesta semana, além da reforma da parte danificada) para volta da visitação pública em até 120 dias. Sonia afirmou que tal restauro será apenas na área estrutural que irá possibilitar a retomada das atividades.

Cheles informou ainda que até o dia 30 deste mês será inaugurada na estação ferroviária a Casa do Turista. Segundo o secretário, está prevista ainda o restauro de parte da estação que deverá abrir os cursos do programa “Mais Cultura”.