26/04/2012 14h45

Rita de Cássia Gonçalves Viana solicitou o apoio dos vereadores para a obtenção de mais recursos junto à Prefeitura para a ampliação do serviço

A coleta seletiva no município de Sorocaba foi o tema da Tribuna Popular, no final da sessão ordinária desta quinta-feira, 26, na Câmara Municipal. Acompanhada de diversos catadores (também chamados de agentes ambientais), a presidente do Ceadec (Centro de Estudos de Apoio e Desenvolvimento da Cidadania), Rita de Cássia Gonçalves Viana, solicitou a ajuda da Casa para a ampliação da coleta seletiva no município. Ela ressaltou o papel do Legislativo na defesa do meio ambiente e elogiou várias leis e projetos da autoria dos vereadores que tratam da questão.

Segundo Rita de Cássia Gonçalves, Sorocaba recolhe, mensalmente, cerca de 350 toneladas de lixo reciclável, muito aquém da meta estabelecida no PPA (Programa Plurianual) do município, que é de 2 mil toneladas por ano. “A Coreso tem hoje 90 catadores, mas poderia ter muito mais, se tivéssemos recursos para ampliar a coleta seletiva”, afirmou. Essa ampliação do serviço foi o principal objetivo de sua participação na tribuna popular.

A presidente do Ceadec lembrou Sorocaba envia cerca de 4.500 toneladas de lixo para o aterro sanitário de Iperó, a um custo de 59 reais a tonelada, enquanto, segundo ela, faltam recursos para a ampliação da coleta seletiva. Rita de Cássia quer que o Executivo envie à Câmara um projeto de lei que prevê a criação de um fundo para as cooperativas.

Ao final de sua exposição, o vereador Izídio de Brito (PT) solicitou ao presidente da Casa, vereador José Francisco Martinez (PSDB), que converse com o prefeito no sentido de que seja agilizada uma audiência do Executivo com a direção do Ceadec. Martinez se prontificou a colaborar com o pleito dos agentes da coleta seletiva, fazendo questão de ressaltar a importância do trabalho que desenvolvem.