27/04/2012 13h00
 

               

                   De autoria do vereador Geraldo Reis (PV), tramita na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de incentivo à pesquisa, o cultivo e o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos para a distribuição e uso no sistema público municipal de saúde de Sorocaba.

                      

                  Além da produção dos medicamentos naturais como opção terapêutica, a proposta prevê ainda o desenvolvimento de ações educativas voltadas ao tema. “Sabemos que esse tipo de procedimento exige técnica, por isso o projeto também autoriza a celebração de convênios com os governos Federal e Estadual, com outros municípios, universidades, órgãos governamentais, ONGs, com a finalidade de viabilizar o treinamento de profissionais na área”, explica Reis.

 

                  O projeto destaca que a distribuição dos medicamentos deverá ocorrer através de farmácias de manipulação, próprias ou conveniadas, com o acompanhamento e a avaliação permanente de profissionais especializados no município, obedecendo as Boas Práticas de Manipulação em Farmácia (BPMF), respeitando as normas estabelecidas pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância, e pelo CRF – Conselho Federal de Farmácia.

 

                 “Acreditamos que essa seja uma maneira de valorizar o meio ambiente, de incentivar a preservação dos recursos naturais, além de proporcionar à população o acesso a remédios feitos de plantas como babosa, guaco, espinheira-santa, quebra-pedra, arnica, malva, camomila, ginkgo biloba, entre outras, usadas na fabricação de cremes, gel, pomadas, loções, xaropes, extratos e outros medicamentos”, afirma Geraldo Reis.