02/05/2012 15h50
 

Marinho Marte (PPS) é autor de lei que institui “multa moral” para quem estaciona em vagas de idosos ou deficientes

 

Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a necessidade de respeitar as vagas para deficientes e idosos nos estacionamentos públicos, a Urbes promoveu na semana passada uma campanha educativa nos shoppings e supermercados da cidade. A medida atende o que dispõe a Lei 9.230, de 20 de julho de 2010, de autoria do vereador Marinho Marte (PPS), que institui a Campanha “Multa Moral” para os motoristas que ocupam indevidamente as vagas destinadas a deficientes e idosos nos estacionamentos públicos e privados do município.

 

Durante a campanha, os agentes de trânsito orientavam os motoristas ou colocavam adesivos no retrovisor do veículo com os dizeres: “Desculpe ocuparmos seu espaço, mas você ocupou o nosso antes”. Esse trabalho educativo, na avaliação de Marinho Marte, é fundamental para aumentar o respeito aos direitos de idosos e deficientes nos estacionamentos e, conforme a lei, precisa ser feito em caráter permanente.

 

“A Urbes já admite um crescimento substantivo no respeito dos motoristas às vagas especiais, que saltou de 35% em 2011 para 88% em 2012, mas é preciso consolidar essa melhoria. É necessário mais campanhas educativas não só em supermercados e shoppings, onde a conscientização já é maior, mas também nas portas dos bancos e outros estabelecimentos, onde ainda há muito desrespeito”, afirma Marinho Marte, citando dados de reportagem do jornal Bom Dia, publicada na quarta-feira, 2.

 

A lei que institui a Campanha “Multa Moral” prevê que ela seja realizada em estacionamentos públicos e privados, especialmente em estacionamentos de estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, estabelecimentos escolares, igrejas e templos religiosos e durante a realização de eventos públicos.