04/05/2012 17h12

De autoria do vereador Luis Santos (PMN), a lei prevê o aproveitamento de material oriundo de demolições no município

De autoria do vereador Luis Santos (PMN), a Lei 10.075, que institui o Programa de Incentivo ao Uso do Tijolo Ecológico nas obras públicas, foi publicada no Jornal do Município desta sexta-feira (4). O objetivo do programa é o aproveitamento do material oriundo de demolições e construções realizadas no âmbito do município, evitando o desperdício e baixando os custos das obras públicas.

O vereador explica que os tijolos ecológicos são mais simples de serem produzidos e de custo mais barato, sem perda de qualidade, podendo ser utilizados nas construções e obras dos projetos habitacionais do município. Além disso, os tijolos ecológicos são de fácil encaixe, já possuindo furos para as instalações elétricas e hidráulicas. A sua produção pode ser efetuada por moradores das comunidades beneficiadas pelos projetos, gerando emprego e renda.

Segundo Luis Santos, a medida visa estimular a conduta ecológica no município, tendo em vista que a cidade conquistou o “Selo o Verde e  Azul”, destinado a cidades que respeitam o meio ambiente.

Para o autor, a lei é considerada uma política pública, uma vez que, em seu entendimento, o programa facilita o acesso à moradia popular e estimula a coleta e reciclagem de matérias, sendo ainda uma oportunidade nova para as cooperativas, que poderão ampliar suas atividades com a confecção dos tijolos.