15/05/2012 09h51

O projeto está em primeira discussão na pauta da sessão ordinária desta terça-feira (15)

Nesta terça-feira (15), na pauta da sessão ordinária, em primeira discussão, está o projeto de lei de autoria do vereador Francisco França, líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Sorocaba, que formaliza a instalação de provadores de roupas acessíveis à camada da população com deficiência. A proposta tem parecer de constitucionalidade da Assessoria Jurídica da Casa.

Com a aprovação do projeto, os estabelecimentos comerciais do setor do vestuário e similares, com área útil a partir de 150m² terão que se adequar, com no mínimo um provador adaptado.

O projeto, que teve como base as normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especifica que os provadores deverão estar equipados com barras de apoio circular entre 3 cm e 4,5 cm, com o mínimo de 4 cm de distância da parede, todas confeccionadas com material resistente e bordas arredondadas.

Os estabelecimentos que descumprirem a lei serão penalizados, inicialmente, com advertência e multa de R$ 1 mil. Se persistir em não se adequar à lei em vigor será multado em R$ 2,5 mil; no caso de uma segunda reincidência, a multa será de R$ 5 mil, além do cancelamento do alvará de funcionamento.

A partir da publicação da lei, os estabelecimentos terão 180 dias de prazo para adequação, prazo mais que necessário para se organizar, segundo o autor da proposta, o vereador França.

Projetos para acessibilidade – Outros dois projetos de autoria do vereador Francisco França tornaram-se leis municipais com o objetivo de garantir aos deficientes uma melhor qualidade de vida no município. Conheça as leis:

Lei Municipal (9.078/10) - instituiu acessibilidade (rampas) aos portadores de necessidades especiais nas unidades do Sabe Tudo, Cybers Café e Lan Houses, além de garantir aos deficientes visuais e auditivos a inclusão digital através de computadores equipados com softwares especiais.

Lei Municipal (9.164/10) - instituiu o agendamento telefônico de consultas médicas para pacientes idosos e portadores de deficiências, previamente cadastrados nas unidades de saúde do município.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Francisco França – PT)