18/05/2012 09h40

De autoria do vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), nova lei visa detectar casos de cardiopatia congênita, minimizando os riscos da doença

O exame de oximetria de pulso, mais conhecido como “teste do coraçãozinho”, que visa detectar cardiopatias congênitas em recém-nascidos, agora será obrigatório nas maternidades sediadas no município de Sorocaba. É o que prevê a Lei nº 10.099 de autoria do vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), publicada no Jornal do Município desta sexta-feira, 18. De acordo com a lei, o referido teste deverá ser feito após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes de alta hospitalar.

A realização do “teste do coraçãozinho” em todos os recém-nascidos era uma reivindicação da Associação de Assistência à Criança Cardiopata “Pequenos Corações”, com base em abalizados estudos científicos realizados em todo o mundo. Na justificativa do texto da nova lei, o parlamentar cita pesquisa científica realizada pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, envolvendo mais de 20 mil bebês, que comprovou a importância do teste para detectar problemas congênitos do coração, facilitando o tratamento e a redução dos riscos.