23/05/2012 18h17

A iniciativa foi do vereador Luis Santos (PMN) e contou com a participação de autoridades, organizações não governamentais e representantes da empresa Flextronics.

A situação dos idosos e pessoas com deficiência foi tema de audiência pública realizada na tarde de quarta-feira, 23, na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Luis Santos (PMN), que também presidiu o encontro. A audiência contou com a participação de autoridades, como a secretária da Cidadania, Maria José de Lima, representando o prefeito Vitor Lippi, além de organizações não governamentais e representantes da Flextronics, empresa que desenvolve projeto de empregabilidade de deficientes em suas unidades.

A audiência pública teve intensa participação das pessoas presentes, que apresentaram críticas e sugestões em relação a tratamento que se dá no município à questão do idoso e do deficiente. O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Sorocaba, Alexandre Franco de Camargo, defendeu medidas que beneficiem as pessoas com deficiência no espaço urbano.

O presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo, Antonio Alves da Silva (que afirmou conhecer de perto a realidade das pessoas com deficiência, por ter uma filha com paralisia cerebral), agradeceu o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Martinez (PSDB), e a todos os vereadores da Casa pelo apoio à aprovação de projeto de lei que beneficia os aposentados e está na pauta da Câmara dos Deputados. O aposentado defendeu a criação de duas secretárias: uma para o idoso e outra para o deficiente.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, Ivo Roberto Perez, também defendeu a criação de uma secretaria especial por entender que ela terá condições de articular políticas públicas envolvendo as demais pastas. Elogiando a iniciativa de empresas como a Flextronics, que contratam pessoas com deficiência, Perez observou que, em casos do gênero, não se trata apenas de emprego, mas de inclusão.

O vice-presidente da Flextronics Brasil, Flavio Magalhães, que esteve presente na audiência pública acompanhado de outros executivos, apresentou o programa de inclusão social da empresa, que é realizado em parceria com organizações não governamentais de Sorocaba e região. Segundo ele, a empresa emprega mais de 250 pessoas com deficiência, desde cadeirantes até pessoas com síndrome de Down. “As pessoas têm sede de ajudar o próximo, mas precisam de meios para isso. Foi o que a Flextronics se propôs a fazer, e o resultado tem sido muito positivo”, afirmou, apresentando um vídeo institucional que retrata o cotidiano das pessoas com deficiência na empresa.

Ao término dos trabalhos da audiência pública, que foi a segunda realizada pelo vereador Luis Santos para tratar da questão, foram aprovados alguns encaminhamentos, que serão levados ao Executivo. Entre eles a proposta de criação de duas e não de uma secretaria municipal para tratar da questão abordada, ou seja, uma secretaria para o idoso e outra para a pessoa com deficiência.